A Igreja, primícias do Reino dos céus (Mt 13,53–18) – Padre Gilson Muerer

>
>
A Igreja, primícias do Reino dos céus (Mt 13,53–18) – Padre Gilson Muerer

Os capítulos 14 a 18 de Mateus constituem uma seção verdadeiramente eclesial, pois contém narrativas e discursos importantes à fé da Igreja. Esse “4º Livreto” também se divide em uma parte narrativa (cc. 13,53–17) e outra discursiva (c. 18).

Imagem: Carl Wilhelm Friedrich/Oesterley dÄ Jesus am See Genezereth

A parte narrativa mostra Jesus sendo desprezado em sua pátria (13,53s), tal como o profeta João, decapitado pelo rei de Israel que, ao invés de cuidar de seu povo, banqueteia-se até a embriaguez (14,1s). Jesus, ao contrário, “tomado de compaixão”, cura os doentes e banqueteia o povo no deserto (14,13s). Essa passagem recorda o maná do deserto (Ex 16), bem como o caminhar de Jesus sobre as águas (14,22s) recorda a passagem do povo pelo mar vermelho para se salvar do faraó. E tal como, no êxodo, o povo precisou superar a mentalidade opressora do Egito, Jesus ensina sua Igreja a superar a mentalidade excludente da impureza, com a qual os judeus separavam alimentos e pessoas (pagãos, doentes, etc, 15,1ss). Jesus ensina que a pureza está no coração! (15,18), Simão professa que Jesus “é o Cristo, o filho do Deus vivo” (16,16). Por isso é chamado de “Pedro”, pedra firme que deve sustentar a fé da Igreja apenas professada (16,13s). No entanto, mesmo ele, se não assumir a cruz (o sacrifício), pode tornar-se pedra de tropeço (16,23). Na transfiguração, a fé da Igreja se fortalece ao ver a Lei e os Profetas, Moisés e Elias, confirmando a voz do Pai de que “Jesus é o Filho amado”, a quem agora devemos ouvir (17,1s).

Artigo publicado na edição 305 do Jornal da Arquidiocese, em outubro de 2023, na página 8.

Conhecendo os EvangelhosEvangelho de MateusPadre Gilson Meurer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA