Quando ouvimos falar da Apresentação do Menino Jesus no Templo, acontece em nosso coração o encontro entre o Antigo e o Novo Testamento. Como batizados, sentimos o desejo de anunciar Jesus ao mundo e levá-lo a todas as pessoas que amamos, afinal: “Cristo é a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas” e, diante das coisas boas que nos acontecem, sentimos o desejo de Anunciá-lo.
Porém, muitas vezes esse sentimento aparece sem o objetivo genuíno de apresentar Jesus, mas com o intuito de apontar os holofotes para nós mesmos. Enquanto pessoas desejosas de anunciar o Cristo, devemos sempre nos questionar: “Será que Jesus já adentrou o templo da minha vida?”. Afinal, apresentar Jesus ao mundo começa por apresentá-lo primeiro em nossas próprias vidas.
Um grande indicativo de que Jesus está presente em nós é reconhecer esta belíssima expressão de Simeão ecoando em nossos corações: “Meus olhos viram a vossa salvação”. Quantas vezes Deus nos dá sinais claros de Seu amor e não os percebemos? Muitas vezes somos especialistas em corrigir os outros, pois vemos cada falha e cada erro, mas não somos capazes de enxergar o amor de Deus em nossa história e na vida dos irmãos. É necessário tomar Maria como exemplo: ela entra com a Luz do Mundo no templo escurecido pela desesperança. Assim, é preciso levar Jesus ao templo do coração para que, então, possamos levá-lo ao mundo.
Lucas Vieira, seminarista do 3° ano da Configuração
