
Marcando o início da Quaresma, foi realizada na quarta-feira (18/02) a celebração da Missa de Cinzas na Catedral Metropolitana de Florianópolis. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, e reuniu numerosos fiéis.
Em sua homilia, Dom Wilson refletiu a partir do Evangelho proclamado na liturgia do dia, destacando que, mais do que nunca, há uma tendência de se viver de aparências, inclusive na vida comunitária e nos atos de caridade. Segundo o arcebispo, “uma comunidade construída na aparência só vai gerar desentendimento, pois um vai querer aparecer mais do que o outro, e não é assim que devemos viver”.
O arcebispo também recordou os pilares da Quaresma — a oração, o jejum e a esmola — como caminhos concretos de conversão e fortalecimento da fé. Ele ressaltou ainda a importância de vivenciar e refletir a Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema a moradia, convidando os fiéis a assumirem um compromisso solidário diante das realidades de vulnerabilidade.
Ao final da celebração, os fiéis receberam as cinzas abençoadas sobre a cabeça, gesto que simboliza a fragilidade humana e o desejo sincero de mudança de vida, marcando o início de um tempo de reflexão, penitência e renovação espiritual.
