
Com informações do Vatican News
O Papa Leão XIV concedeu indulgência plenária a todas as igrejas franciscanas no mundo. O anúncio foi lido ao final da abertura do ano do 800° de São Francisco na Basílica de Santa Maria dos Anjos na Porciúncula, em Assis, na Itália.
O rito foi presidido pelo frei Francesco Piloni OFM, Ministro Provincial dos Frades Menores da Úmbria e Sardenha, e próximo à capela onde o santo abraçou a Irmã Morte. Tambpem estavam presentes seis ministros gerais, ou seja, frei Massimo Fusarelli (Frades Menores), frei Carlos Alberto Trovarelli (Frades Menores Conventuais), frei Roberto Genuin (Frades Menores Capuchinhos), Tibor Kauser (Ordem Franciscana Secular), frei Amando Trujillo Cano (Terceira Ordem Regular) e irmã Daisy Kalamparamban, presidente da Conferência Franciscana Internacional dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular. O rito contou com a Liturgia da Luz, onde o Arcebispo-Bispo de Assis e o prefeito de Assis acendem a vela recordando a conciliação feita por São Francisco entre o Bispo Guido II e podesta de Assis. A partir daí, a luz foi levada às seis estações laterais da basílica, cada uma delas confiada a um dos seis ramos da família franciscana. Cada uma das estações recordou os pontos do testamento de São Francisco Misericórdia, Oração, Fraternidade, Trabalho, Paz e Benção.
O Papa Leão XIV quis saudar o evento com uma mensagem aos ministros gerais da Conferência da Família Franciscana, na qual escreve: “a paz é a soma de todos os bens de Deus, um dom que desce do Alto. Que ilusão seria pensar em construí-la apenas com as forças humanas”.
Na Arquidiocese de Florianópolis, duas paróquias e mais de 25 comunidades são dedicadas a São Francisco de Assis. Para receber as indulgências, é necessário, além das exigências habituais (confissão, comunhão eucarística, oração nas intenções do papa), peregrinar a qualquer igreja de convento franciscano ou local de culto dedicado a São Francisco em qualquer lugar do mundo.
