Palavra do Arcebispo: Mês da Bíblia

>
>
Palavra do Arcebispo: Mês da Bíblia

Na Igreja do Brasil, o mês de setembro é o mês da Bíblia. Não é para homenageá-la, mas uma forma de colocá-la no centro de nossa vida. A Palavra de Deus ilumina a vida do ser humano. Ao ler as palavras nela contidas, o ser humano passa entender melhor a sua própria vida. Mais, passa vislumbrar sempre com maior clareza o caminho por andar. Quando se acolhe a palavra sagrada, o próprio Deus se faz presente na nossa vida. Apresento a seguir alguns comentários ao texto de Mc 3,20-30.

O texto mostra Jesus que está ensinando em casa. Há uma multidão que fica do fica do lado de fora. Os seus familiares vieram para buscá-lo. Os escribas se fazem presentes para escutá-lo e incriminá-lo. Jesus revela a todos quem é sua verdadeira família. O texto mostra como a presença de Jesus transforma a vida das pessoas. Muda também a forma de ver a realidade. É a vida nova anunciada pelo Evangelho.

Casa – É o lugar onde Jesus está, onde Ele pode ser encontrado. É identificado como a Igreja, é o lugar onde se reúnem aqueles que o seguem. A eles é concedido entender o Reino de Deus. Aos de fora, Jesus fala em parábolas, veem, mas não entendem. Por outro lado, a multidão aproxima-se para escutar a Jesus. Quando acolhem a Palavra passam a fazer parte dos discípulos de Jesus.

Familiares – Sentem-se mal com a fama de Jesus, com tudo que se fala dele. E consideram que está fora do seu juízo. Por isso aparecem para recolhê-lo. Representam aqueles que em todos os tempos procuram anular Jesus. E pensam que têm direito de fazê-lo. Consideram até uma obrigação. É a atitude que se funda na sabedoria dos homens. Acontece sempre que se tenta anular a cruz de Cristo. Jesus aproveita para apresentar a sua verdadeira família. É formada por aqueles que fazem a vontade de Deus.

Escribas – Vieram para escutá-lo, mas com intenção de encontrar alguma coisa para incriminá-lo. Representam os que dominam a sabedoria religiosa. Não conseguem entender quando Jesus fala em parábolas. Mas os pequeninos entendem. Em Jesus surge uma nova casa, a verdadeira casa de Deus. Nele se apaga o poder de satanás. Diante dele se confunde a sabedoria e a segurança humana. Instaura-se o reinado do Espírito Santo que mantém nossos ouvidos abertos e as vistas limpas, livres dos pré-julgamentos da sabedoria humana e religiosa.

Pela Palavra, Deus se faz presente. Pelo vínculo que o une a Deus o cristão se torna livre de outros vínculos. O senhorio de Deus é a liberdade do ser humano. Podemos assim libertar-nos de todos os poderes e de todos os padrões que infringem pobreza e morte aos homens. Acolher a Palavra de Deus nos leva andar fora das rotas nas quais o sentido das coisas é submetido em favor de muitas mentiras obrigatórias.

Artigo de Dom Wilsonmês da bíbliaPalavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA