A Arquidiocese de Florianópolis participou nos dias 30 de agosto a 1º de setembro, em Ituporanga, na Diocese de Rio de Sul, do X Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 4, nos dias. Com 55 inscritos, foi a segunda diocese com maior presença. Além da presença dos representantes de todas as foranias, esteve presente o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, referencial da Pastoral Familiar do Sul 4, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, e do bispo auxiliar Dom Onécimo Alberton.
No congresso, aconteceu uma série de palestras que exploraram quatro subtemas principais, voltados para o fortalecimento das famílias e comunidades. O primeiro tema, “Família: Peregrinos da Esperança”, foi conduzido pelo bispo da diocese de Tubarão (SC), dom Adilson Pedro Busin, CS, na qual destacou a importância da esperança cristã em tempos de crise, ressaltando o papel das famílias como testemunhas dessa virtude, especialmente no contexto do Ano Jubilar de 2025, proclamado pelo Papa Francisco.
O segundo tema, “Família: Fraternidade e Amizade Social”, foi abordado pelo frei Nilo Agostini, inspirado na encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco. Frei Nilo destacou a importância da fraternidade e da amizade social, valores que têm origem no núcleo familiar e que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Tatiana e Ronaldo de Melo, da arquidiocese do Rio de Janeiro, conduziram o terceiro tema, “Família e Sinodalidade”, enfatizando a importância da participação ativa de todos os membros da família na vida e na missão da Igreja. Eles destacaram a sinodalidade como um caminho de corresponsabilidade e diálogo dentro das famílias e na comunidade eclesial.
Por fim, o diácono Leonardo e Priscila Klettenberg, da diocese de Rio do Sul (SC), abordaram o tema “Família e Comunidades Eclesiais Missionárias”. Eles desafiaram as famílias a serem protagonistas na missão evangelizadora da Igreja, vivendo a fé de forma ativa e levando o Evangelho para além dos limites do lar.
O evento também contou com uma Caminhada Orante até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e duas Celebrações Eucarísticas, presididas por dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, arcebispo de Florianópolis, e dom Adalberto Donadelli Junior, bispo da diocese de Rio do Sul.
Com informações de Jaison Alves da Silva/CNBB Regional Sul 4, Frei Nilo Agostini e Pastoral Familiar | Foto: ASCOM Diocese de Rio do Sul