Nos dias 18 e 19 de agosto de 2023, as coordenações da ação evangelizadora do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidas, em Criciúma/SC, para a 55ª Assembleia Regional de Pastoral (ARP). Estavam presentes: bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos diocesanos, coordenações das pastorais, liturgistas das dioceses, movimentos, serviços e organismos em nível estadual.
Durante a ARP, Drº Fábio Rech da Costa, apresentou, em videoconferência, aos participantes sobre o tema: “Aborto, a ameaça da aprovação da cultura da morte em nosso país”, debatendo sobre a ADPF 442, na qual pretende descriminalizar o aborto induzido e voluntário até o terceiro mês de gestação.
Após a apresentação foi elaborado uma Nota Pastoral em Defesa da Vida a ser enviado as comunidades eclesiais. A Nota alerta ao povo a se unirem na defesa e proteção da vida humana. Diz ela: “Toda e qualquer atitude que desconsidere, descarte e desvalorize a vida humana, criada por Deus, origem de toda a vida, especialmente nos estágios iniciais do desenvolvimento, não pode ser por nós, homens e mulheres criados a semelhança de Deus, algo permitido.”
E conclama:
“Como Igreja, Povo Santo de Deus, não nos calaremos diante das atrozes ameaças à dignidade da vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural. Reiteramos e convocamos todo o Povo de Deus do Regional Sul 4 da CNBB, a defender incondicionalmente a vida Dom de Deus! Não aceitamos a ADPF 442”.
Confira abaixo a nota na integra.
Nota Pastoral em Defesa da Vida
Por CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva