O templo ecumênico de Jurerê Internacional, em Florianópolis, acolheu o Culto Ecumênico em referência à Campanha da Fraternidade 2016, no dia 16 de fevereiro. O momento celebrativo e de oração reuniu representantes de Igrejas Cristãs que juntos discutiam uma causa em unidade: o tema da CFE “Casa Comum, nossa responsabilidade”.
Como proposta para 2016, a Campanha da Fraternidade – que este ano é ecumênica – traz o debate em torno dos cuidados ambientais com o planeta, de modo particular, a qualidade de vida nas cidades e o cuidado dessa “casa comum”. “É necessário que nós tomemos uma atitude diferenciada do que fizemos até agora, tanto a população, como as autoridades. Devemos criar uma mentalidade sobre o manejo correto do lixo, sobre a importância da água potável, em toda parte, e que também tenham esgotos na área urbana”, pontua Dom Wilson Tadeu Jönck.
O Pastor luterano, Renatus Porath, refletiu sobre a passagem do livro de Amós, onde se encontra o lema da campanha: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não secou” (Am 5,24).
“Qual é o desejo de Deus para o seu povo? O que Deus quer para nossa casa comum?”, indagou o pastor durante sua explanação. “Deus não venda os olhos, mas promove ações de direito e justiça”, enfatizou. Em contraponto, citou depois exemplos de injustiças que os homens cometem constantemente.
Na reflexão do Evangelho de Mateus, a respeito das bem-aventuranças, Pr. Renatus sublinhou de que este é o povo que Deus conta – os misericordiosos, compassivos, que tem fome e sede de justiça, etc – para tocar sua causa neste mundo.
Participaram da celebração o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck; os padres da Igreja Católica Apostólica Romana, Francisco Rohling e Luiz Prim, os pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Anildo Wilbert, Jacson Homero e Renatus Porath; Pr. Donald Nelson; e o padre da Igreja Católica Ortodoxa Siriana, Celso Alves.
O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica ainda ganha destaque este mês em uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), no dia 23 de fevereiro, na capital.