Florianópolis se prepara para procissão mariana na Ponte Hercílio Luz

>
>
Florianópolis se prepara para procissão mariana na Ponte Hercílio Luz

A procissão em honra a Nossa Senhora de Fátima de 2024 está marcada para o dia 19 de maio, domingo, com saída às 16h da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. A concentração dos fieis será em frente ao Parque da Luz, na capital. A imagem de Nossa Senhora seguirá em cortejo aberto em um caminhão do Corpo de Bombeiros rumo bolsão da Beira Mar Continental para uma missa campal. O evento é promovido pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Estreito. Em 2023 a manifestação religiosa reuniu cerca de 10 mil pessoas.

É a quarta vez que a procissão será realizada no cartão postal de Florianópolis. A primeira foi em 13 de maio de 1926 na inauguração da ponte. No dia 13 de maio a Igreja Católica celebra a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. A origem das aparições foi em 1917 na Cova de Iria, em Fátima, Portugal, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre na mesma data e horário (meio-dia).

A procissão marca o encerramento do III Cerco de Jericó do Santuário Nossa Senhora de Fátima, realizado entre os dias 11 e 18 de maio. Em oito noites e sete dias ininterruptas de orações, fieis vivenciam momentos de fé em torno do tema “Nossa Senhora de Fátima, Mãe da Eucaristia”.

Cerco de Jericó

Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo. Um fato bíblico relatado no Antigo Testamento (cf. Js 6,1-16) revela como a força e o poder da oração, derrubaram as imensas muralhas que tornavam o território inacessível. Deus revelou a Josué, encarregado de dar continuidade a missão de Moisés, como conquistar Jericó sem usar a força humana. Durante sete dias o povo deveria rezar e dar uma volta em torno da cidade com a Arca da Aliança. No último dia, ao som da trombeta, e com a sétima volta completada, as muralhas de Jericó cairiam. E assim, de fato, aconteceu. A promessa de Deus foi cumprida e o povo seguiu rumo a Terra Prometida.

A passagem bíblica se transformou em uma das manifestações de fé mais fortes e comoventes da Igreja Católica. O Cerco de Jericó é realizado durante uma semana com orações ininterruptas ao longo das 24 horas do dia. É a terceira vez que o Cerco de Jericó será realizado em 79 anos de história do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito, em Florianópolis.

Santuário Nossa Senhora de Fátima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA