Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é celebrado no Santuário Santa Paulina

>
>
Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é celebrado no Santuário Santa Paulina

A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Florianópolis promove uma missa por ocasião da 4ª Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa. A celebração será no sábado, dia 27 de julho de 2024, às 10h, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Onécimo Alberton.

Instituído pelo Papa Francisco a partir da Encíclica Amoris Laetitia, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado todo quarto domingo de julho, próximo à memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus. Neste ano, será comemorado no fim de semana de 27 e 28 de julho e o Pontífice oferece uma reflexão proposta do Salmo 71: “Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9), voltando a tratar da rejeição na melhor idade, quando as pessoas enfrentam contextos de solidão e sentimentos de descarte.

“Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer ‘não te abandonarei!’ e de seguir um caminho diferente”, incentiva o Papa Francisco na mensagem para este dia.

+ Clique aqui e leia a mensagem do Papa para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Para responder ao chamado do Papa Francisco, todos são convocados a participar ativamente na vida dos idosos. Aqui estão algumas formas de como fazer isso – a nível comunitário, familiar ou até pessoal:

– Organize visitas aos idosos, especialmente aqueles que vivem sozinhos ou em casas de repouso. Este gesto simples pode trazer alegria e conforto imensos.

– Incentive a inclusão dos idosos nas atividades da paróquia. Organize eventos que celebrem suas vidas e permitam que compartilhem suas histórias e sabedoria.

– Ofereça apoio espiritual através de momentos de oração, missa e sacramentos como a confissão e a unção dos enfermos.

– Encoraje a juventude a se envolver em programas de voluntariado que apoiem os idosos, promovendo um intercâmbio de experiências e fortalecendo os laços intergeracionais.

– Promova a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos idosos e eduque a comunidade sobre a importância de valorizar e respeitar os idosos.

– Rezar pelos avós falecidos já que é necessário recuperar a tradição de marcar missas em sufrágios de entes queridos.

Vai organizar alguma coisa especial? Partilhe conosco pelo WhatsApp da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese: (48) 99673-1266.

Dia Mundial dos Avós e dos IdososPastoral da Pessoa Idosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA