O Espaço de Saúde Azambuja inicia os atendimentos nesta quarta-feira, 1º de julho
Uma dupla comemoração marcou a noite da segunda-feira, 29 de junho, em Brusque, quando o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux ou Hospital Azambuja, como é conhecido por todos, completou 113 anos de fundação e inaugurou o “Espaço de Saúde”. Autoridades regionais, corpo clínico do hospital e imprensa prestigiaram o evento.
Fundado em 29 de junho de 1902, o local ainda era sede da então Santa Casa de Misericórdia e já englobava um pequeno hospital, um asilo, um orfanato e um hospício. Naquele mesmo ano, os atendimentos iniciaram de forma constante com a presença das irmãs da Congregação da Divina Providência. Hoje, o Hospital Azambuja é um dos mais importantes estabelecimentos de saúde da região.
Seguindo o intuito de manter o alto nível dos serviços, o Hospital Azambuja inaugurou mais um ambiente para atender as necessidades da população, o “Espaço de Saúde Azambuja”.
O local é um ambulatório destinado exclusivamente ao atendimento de usuários de convênios e também procedimentos particulares. O espaço conta com uma sala de recepção e espera, consultórios médicos e uma equipe especializada voltada a este tipo de atendimento. “Queremos ser um centro de resolutividade, ou seja, vamos evitar que as pessoas tenham que passar por vários locais para cuidar da saúde. Queremos resolver e nos tornar referência”, destacou o administrador do hospital, Fabiano Amorim.
No Espaço de Saúde, o usuário tem a possibilidade de realizar exames laboratoriais, eletrocardiograma, exames de imagem (tomografia, ressonância, ultrassonografia e raio x), através de equipamentos modernos. Segundo o diretor administrativo do hospital, Padre Nélio Roberto Schwanke, “ao consultar, o paciente estará dentro da nossa unidade hospitalar e caso seja preciso, contará com toda estrutura diagnóstica e médica em um único local. Buscamos melhorar cada vez mais nestes 113 anos de existência”.
O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Edemar Fischer, lembrou do discurso do administrador do Azambuja, que falou das 25 unidades de saúde públicas que o município possui e que são bem equipadas para atender consultas e procedimentos de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos essas unidades e o hospital Azambuja tem melhorado a cada dia sua estrutura e atendimentos, com pessoal qualificado e novos equipamentos, sendo buscando manter a sua característica própria, que é atender pelo SUS, mas havia essa carência que, para nós, será mais um benefício e facilidade evitando deslocamento para outras cidades”, destacou.
O Espaço de Saúde Azambuja inicia os atendimentos na quarta-feira, 1º de julho, das 07h30 às 21h30 e está localizado ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Azambuja, em Brusque.
Por: Rúbia Gudes
Assessora de Comunicação