A Ação Social Santo Antônio de Itapema foi fundada em 26 de setembro de 1990 e tem como princípios fundamentais, a valorização e a promoção humana, a ética, a moral, os direitos e o resgate da cidadania.
Em 17 de abril de 2010, foi inaugurada a Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá, um espaço com 980m² em um dos bairros mais carentes de Itapema. A maioria dos moradores estão desempregados, eles são catadores de reciclados e beneficiários do Bolsa Família. Atualmente, a Casa é um ponto de apoio para essas famílias.
A instituição atende cerca de 180 crianças no contra turno escolar, fornecendo: artesanato, culinária, robótica, informática, recreação, coral, violão, flauta doce, teclado, dança, judô, reforço escolar, costura, clube de mães, corte de cabelo, padaria, refeições, além de acompanhamento psicológico, odontológico e médico.
Com esta iniciativa foram resgatados diversos valores e a comunidade já está colhendo os frutos, as crianças passaram a ser modelos na comunidade.
A professora aposentada, Darcy Steil da Silva, que é casada com Marco, tem dois filhos e quatros netos, enaltece o trabalho feito na entidade.
“Durante estes anos na direção da Casa Madre Teresa de Calcutá, juntamente com a Tia Carmem, foi um tempo de grandes alegrias e realizações. É gratificante acompanhar o desenvolvimento das famílias e das crianças, principalmente a musicalização que resgata a autoestima e confiança, tornando-os mais responsáveis e amados”.
Madre Teresa de Calcutá é a inspiração. “Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que no final das contas, é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros”. (Madre Teresa de Calcutá).
Matéria publicada na edição de dezembro de 2016, do Jornal da Arquidiocese, página 10.