Em dezembro de 2017, foi publicada pela editora Cultor de Livros a biografia do jovem Promotor de Justiça, Marcelo Câmara, o Marcelinho, que viveu em Florianópolis e deixou esta vida aos 28 anos de idade, com fama de santidade.

 

Mas quem foi Marcelinho Câmara?

Marcelo Henrique Câmara foi um filho e irmão extremamente dedicado à sua família. Amadureceu muito cedo com a separação dos pais e aos 10 anos de idade, assumiu atitude de responsabilidade pela mãe e pelo irmão mais novo. Na juventude procurou render ao máximo seus exímios dotes intelectuais, empenhando-se nos estudos. Tornou-se mestre em Direito, atuou como professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e como Promotor de Justiça do Estado.

No início do curso universitário participou do retiro espiritual do Movimento de Emaús, quando obteve a graça de profunda conversão ao Evangelho. Nos anos seguintes exerceu intenso apostolado com os jovens do Movimento e na sua Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Inglese, em Florianópolis. Participando dos meios de formação da Opus Dei, encontrou a confirmação da sua vocação laical de santificar as realidades temporais, incluindo o trabalho profissional.

Foi surpreendido pela descoberta de um linfoma, que posteriormente evoluiu para leucemia. Enfrentou com extraordinária serenidade o longo processo de luta pela vida, transformando o sofrimento em fonte de esperança e fé para as pessoas que o procuravam.

Veio a falecer em uma Quinta-feira Santa, dia 20 de março de 2008. Desde então, a fama de  santidade do jovem começou a ficar mais conhecida.

Acredita-se que a vida santa do Marcelinho tem muito a contribuir para a sociedade atual: oferece um ideal para os jovens, consola e traz esperança às famílias marcadas pela separação, inspira as autoridades públicas a servir com justiça, honestidade, zelo e caridade. Enfim, desperta a vontade de viver ardentemente o amor nas realidades mais comuns da vida, mostrando que a santidade é um convite e uma possibilidade para todos.

Na missa de sétimo dia, o orientador espiritual do Movimento de Emaús, Monsenhor Francisco de Sales Bianchini, emocionado, aconselhou os presentes a não rezarem pelo Marcelo, mas a pedir sua intercessão junto a Deus, porque era verdadeiramente um santo.

O livro…

A obra NO CAMINHO DA SANTIDADE – A vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça, conta ainda com o prefácio redigido pelo Padre Hélio Tadeu Luciano de Oliveira e com quatro apêndices.

No Apêndice I, encontram-se vários relatos de graças alcançadas atribuídas à intercessão do Marcelo, havendo a notícia de favor recebido até no Japão.

No Apêndice II, sob o título “Marcelinho, um amigo que mora no Céu”, procura-se apresentar uma narrativa sintética da vida do jovem com uma linguagem simples, para ser contada às crianças.

No Apêndice III, o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis e Orientador Espiritual do Movimento de EmaúsPadre Vitor Galdino Feller, apresenta o sentido cristão da visitação do túmulo daqueles que deixam esta vida com fama de santidade, e faz um convite à visitação piedosa do túmulo do Marcelo.

E no Apêndice IVa pedido do Arcebispo da Arquidiocese, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, exibe-se um índice de leitura guiada, facilitando o estudo da vida do Marcelo pelos temas centrais que compuseram o seu caminho de santidade.

É uma obra para refletir, para rezar, para se emocionar, enfim, para se inspirar.

A autora…

Maria Zoê Bellani Lyra Espindola é casada, mãe de quatro filhos. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, exerce também a profissão de servidora pública federal, atuando como analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região na cidade de Timbó (SC). Co-autora da obra REGINA – Regulação Inteligente da Natalidade: Fundamentos para o Planejamento Familiar, publicada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Lançamento em 2018…

O lançamento oficial da obra ocorrerá no dia 20 de março de 2018às 19h30, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, após a Missa celebrada na intenção dos dez anos de falecimento do Marcelo, que será presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck.

O livro por ser adquirido no site da editora Cultor de Livros: https://www.cultordelivros.com.br/produto/no-caminho-da-santidade-78455

Além do site, para quem mora em Florianópolis poderá adquirir o livro na Igreja da Imaculada Conceição (Rua Vitor Konder, Centro), na Divino Oleiro (CEAR), e também junto ao Movimento de Emaús pelo telefone (48) 9-9963-6550.

Pede-se que depoimentos de graças alcançadas, sejam comunicados no site www.marcelocamara.org.br

16 Comments, RSS

  • José Arimatéia de Oliveira

    diz em:
    5 de maio de 2020 às 22:18

    Sou um caminheiro de emaus do subsecretariado de Lavras_MG. Acabei de ler o livro que relata a vida de Marcelinho. Sei de mtos padres que encontraram ou confirmaram sua vocaçao dentro de um curso de emaus e agora tive a felicidade de saber que tbém do emaus surgiu um santo.

  • Maria Silva Teles

    diz em:
    10 de março de 2020 às 02:43

    Fiquei emocionada com a vida desse jovem. Vou colocar ele nas minhas orações e mandar celebrar missa, pela sua santidade. Vou pedir uma graça e breve estarei comunicando essa Graça pela sua Santidade! Amém! Deus seja louvado,hoje e para tudo sempre.🙏

  • Solange Alves

    diz em:
    9 de março de 2020 às 20:59

    Estou comovida pela vida de um jovem de luz. Preciso muito de uma graça e desde já agradeço com muita fé.

  • Claudete Aparecida Xavier

    diz em:
    9 de março de 2020 às 13:06

    Vi na canção Nova sobre o Marcelo mas não o conheço … fiquei sabendo que ele está realizando milagre então coloquei minha fé fiz meu pedido a ele para interceder junto a Deus …vou continuar rezando em intenção dele e pedindo muito que minha graça seja alcançada …amém

  • Luciana lurdete

    diz em:
    8 de março de 2020 às 22:04

    Marcelo…que olhar de luz e sorriso cheio de bençãos.
    Ao lado do nosso Deus vc possa nos abençoa.Que assim seja.amem!

  • JOÃO SOARES DE MELO

    diz em:
    8 de março de 2020 às 13:58

    PEÇO A INTERCESSÃO DE MARCELO CÂMARA JUNTO AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA QUE EU RECEBA A GRAÇA DE QUITAR MINHAS DÍVIDAS, POIS A SITUAÇÃO FINANCEIRA ESTÁ EXTREMAMENTE DIFÍCIL.
    João Soares de Melo
    SOUSA – PB.

  • Maria vilma

    diz em:
    7 de março de 2020 às 20:08

    Eu não conhecia a história de vida dele,mais estou impressionada. Um jovem tão pleno ,num mundo onde a juventude acha que vale tudo.

  • Adolfo Aguiar

    diz em:
    6 de março de 2020 às 11:20

    Desde que através do Jornal da Arquidiocese de Florianóplis publicou um artigo pertinente a vida de Marcelo Câmara, o Marcelinho, como carinhosamente era tratado, me despertou o imenso interesse em saber tudo mais sobre este jovem,no caminho da santidade.
    Adquiri o livro, li com toda atenção e fiquei comovido e sensibilizado com o grande testemunho de vida cristã.

  • Maria Célia Viana Soares

    diz em:
    25 de janeiro de 2020 às 20:06

    Pedi a intercessão dele para alcançar uma graça. Voltarei relatando e agradecendo essa graça se Deus quiser. Assim seja.

  • Noêmia Elisabeth

    diz em:
    10 de janeiro de 2020 às 21:31

    Que.bonito exemplo para a juventude. Nestes tempos em que muitos se afastam de Deus o Marcelo mostrou que é possível ser Santo em qualquer lugar, qualquer profissão, até como professor universitário e como promotor de justiça. Marcelo Henrique interceda por nós junta a Deus.

  • Jorge Franco

    diz em:
    28 de agosto de 2019 às 13:34

    Quero ajudar de alguma forma que Marcelo Câmara estenda sua fé !

  • Jorge Franco

    diz em:
    4 de junho de 2019 às 21:37

    Me impressinou a face de paz e bondade do Marcelo ! Quero ajudar no que for preciso ! Deus ilumine este sorriso !

  • Marineuza Luiz Kobs

    diz em:
    16 de fevereiro de 2019 às 11:59

    Nesta manhã de sábado recebi do apostolado a missa na quarta dia 20/02/2019.Chorei e implorei por uma graça como meu intercessor leve a meu pedido Santo de Deus😘

    • Claudete Aparecida Xavier

      diz em:
      9 de março de 2020 às 13:06

      Vi na canção Nova sobre o Marcelo mas não o conheço … fiquei sabendo que ele está realizando milagre então coloquei minha fé fiz meu pedido a ele para interceder junto a Deus …vou continuar rezando em intenção dele e pedindo muito que minha graça seja alcançada …amém

  • José Beluci Caporalini

    diz em:
    1 de janeiro de 2019 às 10:48

    Que reconfortante saber que há pessoas que amem a Deus e ao próximo mais que tudo. Não conhecia o Marcelo; estou deveras cmovido!

  • diácono Otávio Souza

    diz em:
    10 de janeiro de 2018 às 13:08

    Vamos colaborar com esta obra de evangelização, e rezar pela santidade de nosso irmão Marcelo.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*