No domingo, dia 24 de novembro, foi celebrada na Comunidade São Mateus, em Três Riacho, da Paróquia São João Batista, em Biguaçu, os 50 anos da primeira eucaristia de uma turma de catequese. A celebração eucarística foi presidida por Dom Manoel João Francisco, Bispo emérito de Cornélio Procópio, que era o pároco que atendia a comunidade na época. O momento reuniu cerca de 28 pessoas que receberam pela primeira vez o sacramento, no dia 17 de novembro de 1974.
Em sua homilia, Dom Manoel lembrou o fato inusitado e seu estranhamento de receber o convite para celebrar um jubileu de ouro de uma primeira eucaristia. Após a missa foi realizado uma confraternização no salão da comunidade, com as músicas da época.
A turma foi formada após Teresinha Deolinda saber que seus primos não tinham iniciado recebido a catequese e o sacramento devido à falta de dinheiro para comprar as roupas para primeira eucaristia. “Chegando em casa comecei a pensar uma forma de fazer um grupo e chamar todas as crianças para iniciar a catequese”, conta ela. Ela, juntamente, com sua prima, a Vanilda, começaram a dar encontros para 74 crianças.
Foi que em meados de 1974, foi realizado um evento beneficente na comunidade em prol da compra de tecidos e calçados daqueles que não tinham condições financeiras. Teresinha recorda que Nilo e o seu filho Valdir ficaram encarregados de tocar o evento. Após 50 anos deste momento, Valdir junto com sua esposa Elza animaram a confraternização, com a presença do pai com 95 anos.
Encontros como esse são raros de acontecer. Por este motivo, estes momentos devem ser mostrados e registrados a fim de se manter a memória.
Imagem destacada: Arquivo Pessoal
Fotos: João Vitor Guesser/ PASCOM Paróquia São João Batista – Biguaçu