![](https://arquifln.org.br/site/wp-content/uploads/2023/02/Posse-2023-Pe-Jose-Vitor-Pascom-19.jpeg)
![](https://arquifln.org.br/site/wp-content/uploads/2023/02/Posse-2023-Pe-Jose-Vitor-Pascom-12.jpeg)
![](https://arquifln.org.br/site/wp-content/uploads/2023/02/Posse-2023-Pe-Jose-Vitor-Pascom-16.jpeg)
Em janeiro deste ano fomos impactados por uma feliz notícia em nossa Paróquia. E a Boa Nova logo se espalhou… Teríamos um novo pároco, um jovem sacerdote e um sacerdote jovem, mas cheio da unção de Deus.
Para bem acolhê-lo, com a Igreja cheia de fiéis, alguns curiosos para conhece-lo, outros que já o conheciam cheios de uma nova expectativa, outros ainda que o tinham acolhido em sua antiga paróquia para uma breve despedida, Dom Wilson, nosso Arcebispo Metropolitano, celebrou a Santa Missa de apresentação e posse, na Igreja Matriz, dia 31 de janeiro.
Ao falar suas primeiras palavras dirigidas aos seus novos paroquianos, Pe. José Vitor disse com o coração emocionado, mas cheio de convicção e fé, essas palavras que ecoaram e ecoam até hoje em nossos corações: ‘’ Com os olhos fixos em Jesus queremos estar e queremos conduzir todos os trabalhos em nossa Paróquia neste ano… ‘’
A Liturgia nos propunha esse desafio e nos direcionava à essa moção. Em tudo e em todos os momentos, sejam eles de desafios ou conquistas, termos os nossos olhos voltados Àquele que nos deu TUDO, vivendo a graça da sinodalidade da Igreja.
Tão pouco tempo e ainda temos tanto para viver e experimentar da graça de Deus. Novos desafios, novos projetos, novas conquistas. Em tudo queremos render graças ao Senhor.
E para mergulharmos ainda mais neste mistério, nesta quarta-feira de Cinzas, iniciamos o nosso tempo quaresmal, já às 6h30 da manhã, com a primeira missa do dia. Muitos lá estiveram, outros tantos participaram em toda a Paróquia, em outros horários, mas na mesma intenção e intensidade, com os olhos fixos em Jesus.
Vias- Sacras, confissões, missas diárias às 6h30 da manhã, encontros pontuais, e muita graça ainda para acontecer. Queremos como o povo de Israel, caminhar os 40 anos, queremos assim como Jesus, em seus 40 dias de jejum e oração, nos despojarmos de nós mesmos, nos fortalecermos de fé, e nos revestirmos de uma nova esperança, para que vivendo intensamente esse tempo de maior oração, caridade e penitência, possamos experimentar as alegrias pascais. Alegria essa que não passa, que é perene e que vai nos conformando cada vez mais ao caminho que é próprio a cada um de nós, viver as conquistas diárias, as promessas do Senhor, e nos prepararmos para o Encontro Definitivo com Ele, o Senhor de nossas vidas.
Caminhemos juntos, como Igreja, em sinodalidade e com os olhos sempre fixos em Jesus, rumo às promessas eternas, ao que “os olhos não viram, e nem ouvidos ainda ouviram…”
Uma profunda quaresma a todos, uma feliz, abençoada e Santa Páscoa à todas as nossas famílias.
Elaine Vier da Silva
PASCOM – Paróquia São Francisco de Assis – Aririú, em Palhoça