A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, por meio do Projeto Pana, realiza na próxima quinta-feira, 20 de dezembro, uma Coletiva de Imprensa no intuito de repercutir a chegada de 102 migrantes venezuelanos vindos de Roraima para o estado de Santa Catarina. A Coletiva acontecerá às 18h30 na paróquia Sagrado Coração – Rua Pedro Bunn, 87, Jardim Cidade de Florianópolis, 88111-120, São José (SC) e contará com a presença do secretário executivo da Cáritas em Santa Catarina, Gelson Nezi, e o pároco da paróquia Sagrado Coração, padre Alceoni Berkenbrock.
A coletiva acontece horas antes da chegada dos migrantes na Grande Florianópolis. Os migrantes serão acolhidos na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, em Barreiros, e logo após encaminhados para abrigos divididos em três núcleos, dois na cidade de São José (SC) e outro em Tubarão (SC).
Durante o encontro com a Imprensa, será feita uma introdução sobre as finalidades do Projeto Pana e será disponibilizada as principais informações sobre a acolhida e os próximos encaminhamentos com os migrantes venezuelanos atendidos pelo Projeto em Santa Catarina.
O Projeto é uma parceria entre Cáritas Suíça e Cáritas Brasileira e tem por objetivo contribuir na assistência humanitária e integração local de migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Além de Santa Catarina os estados de Rondônia, Roraima, São Paulo, Paraná, Pernambuco e o Distrito Federal também contarão com centros de acolhidas do Pana.
O projeto terá duração de um ano e conta com o financiamento de US$1.491.083,00. Com este recurso o Pana busca beneficiar 3.500 pessoas em todo o país, sendo 80% migrantes venezuelanos e 20% a população em geral. Cada região irá acolher, em média, 500 beneficiados sendo 60% dos beneficiados mulheres.
Serviço
Coletiva de Imprensa
Quando: 20 de dezembro de 2018
Horário: 18h30
Local: Paróquia Sagrado Coração – Rua Pedro Bunn, 87, Jardim Cidade de Florianópolis, 88111-120, São José (SC)
Participantes:
- Gelson Nezi, Secretário Executivo da Cáritas em Santa Catarina, abordará os objetivos, estrutura, organização do Projeto Pana e informações sobre os encaminhamentos com os migrantes venezuelanos.
- Padre Alceoni Berkenbrock, pároco da paróquia Sagrado Coração, abordará sobre a acolhida dos migrantes e o acompanhamento pastoral da Igreja.
Mais informações e credenciamento:
Franklin Machado
Assessoria de Imprensa – CNBB Sul 4
Fone: (48) 99696-4144
Por Franklin Machado