Nicéia: Papa vai para celebrar 1700 anos do Concílio

>
>
Nicéia: Papa vai para celebrar 1700 anos do Concílio
Foto: Vatican Media

O Papa Leão XIV fará a sua 1ª viagem apostólica à Turquia, em especial à cidade de Iznik, antiga cidade de Niceia, por ocasião do aniversário de 1700 anos do Primeiro Concílio Ecumênico de 27 a 30 de novembro de 2025. O anúncio aconteceu por meio da declaração do diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no dia 7 de outubro de 2025. Também, o pontífice irá realizar uma viagem apostólica ao Líbano, de 30 de novembro a 2 de novembro.

A viagem era planejada pelo seu predecessor, Papa Francisco, que desejava aumentar os laços de unidade entre católicos e ortodoxos.

Em seu discurso no dia 7 de junho no Simpósio “Niceia e a Igreja do Terceiro Milênio: Rumo à Unidade Católico-Ortodoxa”, o Papa Leão XIV afirmou que este concílio não é apenas um acontecimento do passado, “mas uma bússola que deve continuar nos guiando em direção à plena unidade visível de todos os cristãos”.

O Concílio de Niceia foi realizado com o objetivo de preservar a unidade da fé cristã e responder às controvérsias teológicas que ameaçavam a Igreja, especialmente a heresia de Ário, que negava a divindade plena de Jesus Cristo. Convocado pelo imperador Constantino e presidido pelos bispos, o concílio proclamou que o Filho é “consubstancial ao Pai”, reafirmando a divindade de Jesus Cristo e a fé na Santíssima Trindade. As verdades de fé afirmadas por Nicéia são professadas até hoje, no Credo Niceno-Constantinopolitano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA