Papa Francisco: o esporte nos ensina o valor da fraternidade

>
>
Papa Francisco: o esporte nos ensina o valor da fraternidade
O Papa Francisco encontrou-se na manhã deste sábado, no Vaticano com os membros da Associação Esportiva Athletica Vaticana, junto com seus familiares. “Minha esperança é que, no momento histórico particularmente sombrio que estamos vivendo, o esporte possa construir pontes, derrubar barreiras e promover relações pacíficas”.

por Silvonei José – Vatican News

O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 13 de janeiro, no Vaticano, os integrantes e familiares da Associação Esportiva Athletica Vaticana. Depois de saudar o cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, a quem, com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, Francisco pediu que se ocupasse do diálogo com os amantes do esporte, para que também eles “possam conhecer e sentir-se reconhecidos pela Igreja como pessoas a serviço da busca sincera do verdadeiro, do bom e do belo”, o Papa expressou a sua alegria pela presença da Athletica Vaticana nas ruas, nas pistas e nos campos de jogo. Expressou sua alegria pelo testemunho cristão que eles dão no grande mundo do esporte, que hoje representa a expressão cultural mais difundida, contanto que se mantenha sempre o amadorismo que preserva o esporte.

Francisco destacou em seguida que era significativo que o encontro ocorresse nos primeiros dias de 2024, que é o Ano Olímpico e Paralímpico. Pensando no valor da “trégua olímpica”, – disse  o Papa – “minha esperança é que, no momento histórico particularmente sombrio que estamos vivendo, o esporte possa construir pontes, derrubar barreiras e promover relações pacíficas”.

O Santo Padre recordou então que com um estilo marcado pela simplicidade, há exatamente cinco anos, a Athletica Vaticana tem se empenhado em promover a fraternidade, a inclusão e a solidariedade, dando testemunho da fé cristã entre esportistas, amadores e profissionais.

Membros da Associação Esportiva Athletica Vaticana (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

As iniciativas da Athletica Vaticana – desde as mais simples e espontâneas até a participação em eventos esportivos internacionais – adquirem seu pleno significado como expressão de uma comunidade formada por mulheres e homens que, ligados pelo serviço comum à Santa Sé, vivem sua paixão pelo esporte como uma experiência de evangelização.

É por isso que, – continuou Francisco – além das atividades esportivas, a associação também propõe momentos de oração e serviço aos mais necessitados.

“Faz parte de sua missão estar próximo – palavra-chave – a proximidade concreta aos mais frágeis: estou pensando nas iniciativas com jovens com deficiências físicas e também com deficiências intelectuais, com detentas e detentos, com migrantes, com as famílias mais pobres”, disse Francisco.

Membros da Associação Esportiva Athletica Vaticana (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

Os votos do Papa para que todos participem desses encontros com a mesma dignidade, incluindo campeões olímpicos e paraolímpicos, diplomatas e membros da Cúria. E o Santo Padre retormou então à palavra “proximidade”, uma proximidade – disse – que com o esporte se torna terna. “Como Deus conosco: Deus é próximo, terno e, portanto, compassivo. Proximidade e ternura”.

Em seguida Francisco reafirmou que o esporte é um meio de expressar os talentos de cada um, mas também de construir a sociedade. O esporte nos ensina o valor da fraternidade. Não somos ilhas: no campo, não importa a origem o idioma ou a cultura da pessoa. O que conta é o compromisso e o objetivo comum.

Essa unidade no esporte é uma metáfora poderosa para nossas vidas. Ela nos lembra que, apesar de nossas diferenças, somos todos membros da mesma família humana. O esporte tem o poder de unir as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, econômicas ou sociais. É um instrumento de inclusão que rompe barreiras e celebra a diversidade.

Membros da Associação Esportiva Athletica Vaticana (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

O jogo, – continuou o Papa -, é composto de regras que devem ser respeitadas. Vencer com humildade e aceitar a derrota com dignidade são valores que o esporte ensina e que devem ser vividos na vida cotidiana para construir uma sociedade mais justa e fraterna. “O esporte”, como disse o Venerável Pio XII, “é uma escola de lealdade, uma escola de coragem, de resistência, de determinação, de fraternidade universal, todas virtudes naturais, mas que fornecem às virtudes sobrenaturais uma base sólida”.

O esporte também nos mostra que podemos enfrentar nossos limites com paciência e determinação. Todo atleta, por meio da disciplina e do comprometimento, nos ensina que, com fé e perseverança, podemos atingir metas que nunca imaginamos serem possíveis. Essa mensagem de esperança e coragem é fundamental, especialmente para os jovens.

O Papa concluindo a suas palavras incentivou cada um dos presentes “a ver o esporte como um caminho de vida que os ajuda a construir uma comunidade mais unida e a levar adiante os valores da vida cristã: lealdade, sacrifício, espírito de equipe, compromisso, inclusão, ascese, resgate. Avante, queridos amigos da Athletica Vaticana! E não se esqueçam do amadorismo, que é como o suco que dá vida à atividade esportiva. Deem sempre o melhor de vocês! Eu os abençoo do fundo do meu coração.

AtletaEsporteOlimpiadasPapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA