Vivendo o “kairós” das férias

>
>
Vivendo o “kairós” das férias

Por Joel Spcart

Foto: Everton Marcelino/Igreja Matriz de São José

As férias aproximando-se e os planos, se já não estão prontos, começam a serem traçados por muitos de nós. Pensamos nas festas, jantares, almoços, confraternizações. E, muitas vezes, acabamos esquecendo de cultivar, cuidar daquilo que nos é mais precioso: a vida e a nossa espiritualidade!

O livro de Eclesiastes, no início de seu capítulo 3, diz-nos que “para tudo há um momento, e um tempo certo para cada coisa debaixo do céu”, inclusive para descansar, calar um pouco a voz e o coração para curtir um período de férias.

Para tanto, que tal apurarmos nosso olhar para encontrar, através da contemplação mística, o mistério da Vida; que Jesus revela aos pequenos (cf. Mt 11, 25-30)? Assim, em um olhar mais atento perceberemos a ação de Deus na vida dos pequeninos, de pessoas que esquecemos de ouvir e valorizar ao longo do ano.

Férias é tempo especial para o encontrar- -se com pessoas diferentes e descobrirmos a riqueza que o Senhor plantou no coração delas. Férias é tempo para descansar, respirar com mais tranquilidade, oxigenar a mente e o coração e aguçar os olhos e os sentidos para pessoas e situações que não costumamos valorizar na correria do dia a dia.

Férias é tempo de renovação. É tempo de fazermos uma faxina em nossos armários e guarda-roupas retirando de lá tudo aquilo que não nos serve mais ou está lá apenas ocupando espaço. É uma forma também de organizarmos o nosso interior, retirando dele todas as situações que nos impedem de estarmos mais livres e fortemente próximos de nossos irmãos e de Deus.

Durante as férias precisamos escolher sempre a melhor parte, a qual nunca nos será tirada. Em qualquer lugar onde nos encontramos a Eucaristia e a comunhão com Deus se fazem presentes na celebração das comunidades cristãs. O Senhor nos chama a estar com ele, ainda que nossas rotinas estejam um tanto quanto alteradas.

Este tempo especial de férias nos convida também a valorizarmos e curtimos momentos fortes com nossa família. Aproveitar a possibilidade de estar mais próximos deles e com eles elevar a mente e o coração em gratidão por tantas maravilhas operadas por Deus em nós.

Para todos nós fica o convite: estar com Deus, buscar a Deus e deixar que ele viva e permaneça em nós independente do tempo em que estamos vivendo. Que as férias sejam para todos nós ocasião privilegiada para abrir-se a Deus e aos outros. Afinal, não podemos dar férias à nossa espiritualidade!

FériasKairós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA