Uma nova vida com Cristo Ressuscitado: Pastoral do Migrante

>
>
Uma nova vida com Cristo Ressuscitado: Pastoral do Migrante

Em 2020 a família Barrios Mendoza tomou uma decisão que iria mudar a o resto das suas vidas. Sair da Venezuela, sua terra natal, e tentar uma vida nova em outro país, com língua, culinária e clima diferentes. Num primeiro momento, a família decidiu que Magnell Eduardo Barrios Poneho , pai da família, viesse antes para ver como seria esta mudança. Eles ficaram um ano afastados e depois a família toda se mudou para o Brasil.

A família Barrios Mendoza é constituída por cinco pessoas: o pai Magnell, a mãe Kelly Maritza e as três filhas, Franyeli com 13 anos, Oriana com 7 anos e a pequena Albani de 5 anos.

A primeira estadia da família foi a cidade de Boa Vista, no estado de Roraima. A cidade estava cheia de imigrantes e as oportunidades de trabalho não eram as melhores. Foi neste momento difícil que a família conheceu a congregação dos Scalabrianos, que os convidaram para vir para Santa Catarina. Eles aceitaram de imediato, se desfizeram de todos os bens que haviam adquirido até então e seguiram para a cidade de Florianópolis. Os Scalabrianos são responsáveis pela Casa do Migrante da Arquidiocese de Florianópolis, situada no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Chegando em Santa Catarina, a família ficou na Casa do Migrante. Magnell relatou a importância desta casa, que deu todo o suporte para que eles ficassem aqui no Estado. A casa oferece ajuda para que os imigrantes consigam organizar suas vidas e assim possam começar uma vida nova.

Magnell e Kelly contaram que a vinda para o sul do Brasil foi um renascimento para a família e que todos estão muito felizes e já se sentem em casa. Neste ano, a filha mais velha irá começar o processo de Iniciação à Vida Cristã. A confiança no Cristo ressuscitado faz a família ver que a mudança valeu a pena.

Reportagem publicada na página 7 do Jornal da Arquidiocese, nº 288, de abril de 2022.

PáscoaPastoral do Migrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA