Artigo: Sinodalidade e participação, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Sinodalidade e participação, por Pe. Vitor Galdino Feller

A Igreja no mundo inteiro encontra-se no caminho sinodal, rumo ao Sínodo dos Bispos, a realizar-se em 2023. Nesse caminho, somos interpelados a analisar nosso ser Igreja e nosso agir evangelizador. A Igreja toda – pastores, lideranças e fiéis, participantes, praticantes e afastados – entra num caminho de discernimento em busca de seu verdadeiro rosto. Depois de termos falado da Igreja-comunhão, hoje falamos da Igreja-participação.

POR UMA IGREJA SINODAL

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema do próximo Sínodo dos Bispos. Sinodalidade é o novo jeito de a Igreja ser e agir. Trata-se de um processo, um método, um estilo. No seu ser a Igreja é comunhão, é ícone da divina comunhão trinitária. No seu agir a Igreja é caminhada, é peregrina rumo ao céu. A Igreja inteira se vê em comunhão e caminhada (sín+ódos=caminho comum). Diante dos inúmeros desafios em que nos encontramos – a perda de fiéis, o escândalo dos crimes sexuais, o avanço do secularismo, a indiferença religiosa, as polarizações no interior da própria Igreja –, não há alternativa real para a Igreja de hoje.

UMA IGREJA DE PARTICIPAÇÃO

O Concílio Vaticano II (1962-1965) já havia sinalizado o método da sinodalidade. Ele reconfigurou a Igreja como comunhão do povo peregrino, novo povo da nova aliança, povo de Deus reunido em Cristo e no Espírito. Em pé de igualdade, com a mesma dignidade, na base da cidadania batismal, todos são um em Jesus Cristo. Não há quem seja mais, quem seja menos. As diferenças estão nas funções, nas vocações. Daí a necessidade de se descobrir, qualificar e valorizar os carismas com que o Espírito enriquece a Igreja, fazê-los tornarem-se ministérios e serviços para a edificação de todo o povo. Com a participação de todos.

RESPOSTA AOS NOSSOS TEMPOS

Não se pode confundir sinodalidade com parlamentarismo, como se a Igreja fosse uma sociedade política qualquer. A Igreja não é uma democracia, é mais que democracia, é comunhão. Portanto, deve pelo menos assumir e assimilar os grandes valores – no fundo, evangélicos – da democracia. O método da sinodalidade eclesial responde aos anseios e sensibilidades do ser humano contemporâneo, imerso na cultura dos direitos humanos, da inclusão dos diferentes, da escuta das individualidades.

Pe. Vitor Galdino Feller

 

Pe. Vitor Galdino FellerSinodalidadeSínodo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA