O Natal se aproxima. É tempo de renovar as esperanças, de reafirmar o compromisso com Cristo humilde, que veio para salvar a humanidade. Neste tempo as pessoas se preparam para festas, jantares e celebrações. A maior preocupação da maioria das pessoas é com o consumo: fazer compras (alimentos, presentes, etc.). Muitas vezes, o principal é deixado de lado. Natal é data de oração, de espera e de solidariedade.

O tempo do Advento deve transbordar o coração de cada pessoa, pois o Natal é o sinal concreto do amor que Deus tem por cada pessoa. A consequência natural é passar este amor adiante, levá-lo para as pessoas que estão distantes deste sentimento, pessoas que estão abandonadas, que nos caminhos da vida se machucaram com as pedras encontradas.
Os Grupos Bíblicos em Família (GBF), através dos encontros da novena de Natal ajudam a entender melhor este mistério em comunidade. Participar dos GBF é um primeiro passo para se preparar bem para o Natal.

Outro gesto importante é participar da campanha 10 Milhões de Estrelas, da Cáritas Brasileira, que convida as famílias de todo Brasil a acenderem uma vela e rezarem pela paz na noite de Natal. Nesta campanha, cada vela representa uma estrela, que, assim como a estrela guia, nos conduz ao encontro de Jesus. A vela busca aproximar as famílias em torno da mesa na ceia de Natal. O gesto é simples, mas fundamentalmente adequado para a ocasião, quando se celebra o nascimento de Jesus, que veio para iluminar a humanidade.

A Igreja convida todas as pessoas a realizarem o gesto: acender uma vela da campanha 10 Milhões de Estrelas e rezar pela paz nas casas, nas celebrações de Natal, formando uma verdadeira constelação solidária. Parte do recurso arrecadado com a campanha é destinada para a manutenção de projetos sociais da Igreja Católica.

Que a paz de Jesus seja transmitida neste Natal por cada pessoa que busca um mundo melhor, com união, justiça e amor.

Por Fernando Anísio Batista

Artigo publicado no Jornal da Arquidiocese, edição de dezembro de 2018, nº 252

1 Comentários, RSS

  • Fernando Anísio Batista Júnior

    diz em:
    7 de dezembro de 2018 às 15:50

    muito bom , ja garanti a minha,e , falou bonito

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*