Sacerdotes: testemunhas de alegria, fé e santidade

>
>
Sacerdotes: testemunhas de alegria, fé e santidade

No dia 28 de junho, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

O ministério sacerdotal é um serviço indispensável para a Igreja e para o mundo e pede dos sacerdotes fidelidade a Cristo e constante união com ele. O sacerdote deve ser testemunha da vida que brota do Ressuscitado. Ele precisa viver a santidade, sobretudo, na tarefa de ser missionário para transmitir a fé, para que esta seja acolhida com alegria pelos fiéis.

Porém, sem a graça é impossível ao homem ser santo. E é nesse sentido que a oração dos fiéis por seus pastores se torna indispensável, pois faz a Igreja crescer em unidade e santidade. Sem a oração e a intercessão dos fiéis, a missão do sacerdote fica mais difícil, principalmente nos tempos atuais, que apresentam diversos desafios para a vivência da fé.

“A oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada” – Papa emérito Bento XVI.

Por isso, no dia 28 de junho, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, convocado pelo Santo Padre através da Congregação para o Clero.

O Jornal da Arquidiocese conversou com três padres e perguntou sobre a vida de santidade e a força da intercessão. Confira.

Padre Pedro Paulo Alexandre
33 anos
Pároco da Paróquia São Sebastião, Anitápolis

Como o senhor vive a busca da santidade no ministério sacerdotal?

A santidade é amar! No dia a dia, no ministério que a Igreja me confiou, procuro viver isso. O amor do Senhor Jesus é livre (Jo 10,18), total (Jo 10,15; Gl 2,20), fiel (Jo 13,1) e fecundo (Jo 10,10). Amar assim é um desafio constante, mas com o auxílio da graça divina é possível. Padre Antônio Vieira dizia: “Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se, para dar luz aos outros”. Amar uma pessoa é querer que ela um dia esteja no céu com Deus. Que graça o Senhor me conceda cooperar na redenção da humanidade!

Minha entrega cotidiana é amparada e sustentada pelas seguintes práticas: a Liturgia das Horas, o terço, a meditação da Palavra de Deus, a celebração da missa, a Adoração Eucarística, as obras de caridade e de misericórdia, penitências, mortificações, devoções particulares. Como várias atribuições pastorais me foram confiadas, preciso constantemente estar atento e vigilante para não perder o estado de graça, pois o inimigo não dorme e não posso abrir-lhe brechas. Neste sentido, louvo a Deus por conseguir receber com mais frequência a Reconciliação Sacramental e a direção espiritual. É o Senhor com a sua graça que me mantem de pé, sem ele não sou nada.

Qual é a importância de o fiel rezar pela santificação dos sacerdotes?

Se todo o povo de Deus passa por provas, enfrenta grandes tentações, quanto mais aqueles que foram chamados a estar à frente do rebanho do Senhor! Se hoje temos sacerdotes de pé é porque há uma multidão de fiéis de joelhos.

Deus tem sido imensamente misericordioso comigo. Tenho a alegria de frequentemente encontrar fiéis que partilham, que oram, que oferecem penitências e sacrifícios por nós, sacerdotes. Eu, assim como os meus irmãos sacerdotes, sentimos a força da oração da Igreja. Sempre que tenho oportunidade, peço aos fiéis que orem por nós, pois necessitamos muito da intercessão de todos. Sei que Deus há de recompensá-los abundantemente por tamanha generosidade.

Padre Vicente de Paula Neto, scj
49 anos
Presidente da Comunidade Bethânia, em São João Batista

Como você vive a busca de santidade no ministério sacerdotal?

O ser padre possibilita algo realmente maravilhoso que se torna basilar em uma busca sincera de santidade: a centralidade da Eucaristia no coração e na vida. No ministério sacerdotal, o que é de todo cristão católico, nele se potencializa. Vou dizer o óbvio: a Eucaristia é o centro da vida do padre. Da Eucaristia tudo parte, e para ela tudo converge.

A vivência eucarística nos proporciona uma dimensão de profunda sacralidade para com o criado. Tocar o sagrado, o ‘santo dos santos’, ‘o três vezes santo’, todos os dias, mexe e remexe profundamente nossa existência. É a realização máxima daquilo que é ensinado pela Mãe Igreja, quando diz que a comunhão eucarística vai nos eucaristizando. O ministério sacerdotal nos coloca no coração deste mistério, e nele nos envolve completamente. Nada somos sem Jesus Eucarístico, e nos sentimos cada dia mais cheios dele, na medida em que emprestamos nossos gestos, nossas palavras, nosso coração, para que o Cristo Ressuscitado no milagre da Eucaristia atue no hoje da história. Poder e querer ser ‘outro Cristo’, para melhor servir, adquire sua máxima intencionalidade na celebração da Eucaristia. Humildemente agradeço a Deus por tão grande graça. Posso afirmar com Paulo: ‘pela graça de Deus sou o que sou…’ (1Cor 15,10).

Qual a importância do fiel rezar pela santificação dos sacerdotes?

Na minha infância cresci vendo os padres dehonianos insistirem, nas adorações eucarísticas e nas missas, que vocação sacerdotal é uma resposta a uma comunidade que reza e pede mais operários para a messe.

Ninguém fica padre sozinho. O padre é a somatória da oração de muitos. Nas horas difíceis da caminhada vocacional, nas tentações, nas adversidades, estas orações são força e sustento. Não me canso de repetir aos que se aproximam que rezem por nós, pois precisamos muito. Vocação é resposta a uma comunidade orante. Rezem pelas vocações!

Padre Pedro Adolino Martendal
79 anos
Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Catedral), em Florianópolis

Como você vive a busca de santidade no ministério sacerdotal?

O padre está sempre em contato com os sacramentos, que são fontes de santificação. Toda vez que batizo uma pessoa, tenho essa consciência de que estou ajudando mais uma pessoa a entrar no caminho da santidade. Com uma semana de vida fui batizado. Aos sete anos tive a graça de me confessar pela primeira vez. Depois daquela confissão, percebi que estava diferente. Meu pai estava na igreja, ele me viu sair da confissão e me perguntou: ‘Porque você está tão alegre?’. Ele percebeu uma mudança ali. Assim, toda confissão que faço como penitente ou pecador, sinto que fico diferente. Fico mais animado a buscar o caminho da perfeição, apesar das dificuldades e fraquezas.

Em todos os sacramentos que tenho celebrado, a Eucaristia mais do que os demais, torna-me um pouco melhor do que era até então. Também tem a Palavra de Deus, com a qual o padre sempre vive em contato. Ele transmite a palavra ao povo. A Palavra de Deus faz esse trabalho de aperfeiçoamento; naturalmente é preciso querer aprender e aprender para viver.

A oração também é importante, ela nos leva para muito perto do Pai e a mergulhar na santidade de Deus.

Qual a importância do fiel rezar pela santificação dos sacerdotes?      

O padre é um homem, sendo um ser humano, ele é um pecador. É frágil e tem dificuldades, ele não é defendido por uma redoma de vidro, mas pela graça de Deus. Mas é preciso que ele queira e esteja em contato permanente com Deus. Nós padres também sofremos as dificuldades que o povo sofre. As tentações, as fraquezas… Por isso que temos de rezar muito e contamos com a oração do povo de Deus. A oração atrai a graça e a graça de Deus nos protege, nos anima, nos encoraja e nos defende, assim como minha oração pelo povo faz também esse trabalho.

É preciso pedir a Deus sacerdotes santos! É a missão do cristão leigo rezar por eles para que sejam santos, deem testemunho da alegria de ser católico e de viver da fé. Leia os depoimentos de alguns leigos que colocam os sacerdotes nas orações.

Jéssica da Silva Kreusch
21 anos
Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Leoberto Leal

“Comecei a rezar pelos sacerdotes principalmente depois que descobri o Cristo na pessoa do sacerdote. É através dele que Cristo vem ao mundo e que Deus perdoa os nossos pecados. O sacerdote age in persona Christi – na pessoa de Cristo, e exerce ofícios divinos que a ele foram confiados. Por isso, creio que os sacerdotes são muito tentados pelo inimigo e precisam muito das nossas orações.

Penso que a Igreja precisa de sacerdotes santos, o povo de Deus está sedento e os sacerdotes são os escolhidos para a belíssima missão de levar almas para o céu. Em contrapartida, os padres precisam muito das nossas orações, porque só a graça de Deus pode sustentá-los na missão a eles confiada”.

Flávio de Souza
38 anos

Paróquia Imaculada Conceição, em Angelina

“Rezo pelos sacerdotes, que são os nossos melhores conselheiros. Se não fossem eles, quem nos iria trazer a Eucaristia? O perdão, no Sacramento da Reconciliação? Rezo por eles no terço. Segundo os mistérios, nas passagens bíblicas, faço a intenção de acordo com o que leio.

O que nossa mãe Maria nos pediu em Caná da Galiléia quando faltou vinho na festa de casamento?  Ela disse: ‘Façam tudo o que ele vos disser’. Atualizando a mensagem da Palavra para nossos dias, quando nossa Mãe pede para fazerem o que Jesus mandar, é a mesa coisa que nós ouvíssemos os sacerdotes. Peço por eles nas missas e também na Liturgia das Horas”.

Marlene Nunes
67 anos
Paróquia Sant’Ana, em Canelinha

“Rezo pelos sacerdotes para que sejam abençoados na missão de anunciar o Evangelho, os quais se dedicam ao serviço do próximo e à expansão da igreja.

Peço a Deus pela santificação de cada um, para que sintam-se amparados, protegidos, alicerçados pela fé e pelo amor de Jesus. Peço que o Espírito Santo os conduza a viver o amor, a alegria de servir e o seu ministério.

Através da oração do terço, do oferecimento diário da oração pelas vocações, na adoração ao Santíssimo Sacramento, nas missas e na minha oração diária, sempre rezo pelos sacerdotes, para que sejam fortalecidos através do amor de Jesus”.

E você? Já rezou pelos sacerdotes hoje?

Matéria publicada no Jornal Arquidiocese, edição junho de 2019, páginas 6 e 7

OraçãoSagrado CoraçãoSantificação dos Sacerdotes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA