Região Episcopal Norte: Prefeituras lançam restrições mais rígidas para missas abertas aos fiéis

>
>
Região Episcopal Norte: Prefeituras lançam restrições mais rígidas para missas abertas aos fiéis

Com o aumento no número de casos de Covid-19, vários municípios entre os 30 que cobrem o território da Arquidiocese de Florianópolis lançaram medidas mais restritivas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia, entre elas a suspensão de missas abertas aos fiéis.

Em Brusque, a prefeitura editou, nesta segunda-feira, dia 20 de julho, o Decreto 8.671. Segundo o documento, a suspensão é de sete dias a partir do dia 21 de julho. Cinco paróquias da Arquidioceses estão no território do município: Santuário Nossa Senhora de Azambuja, Paróquia São Luís Gonzaga (Centro), Paróquia Santa Catarina (Dom Joaquim), Paróquia Santa Teresinha (Santa Teresinha) e Paróquia São Judas Tadeu (Águas Claras). Ao todo, essas cinco paróquias somam 43 comunidades católicas, entre igrejas e capelas.

Em Itajaí, o governo municipal restringiu as missas com presença dos fieis somente para celebrações nos finais de semana, por meio do Decreto nº 11.948/2020. A determinação vale até o dia 28 de julho. Sete paróquias ficam no município: Paróquia Santíssimo Sacramento (Centro), Paróquia São Cristóvão (Cordeiros), Paróquia São João Bosco (Dom Bosco), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Fazenda), Paróquia São Pedro Apóstolo (Itaipava), Paróquia São João Batista (São João), e Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente), que somam 51 comunidades.

A Prefeitura de Balneário Camboriú também emitiu um decreto (nº 9.999/2020) com recomendações para a suspensão das missas e celebrações religiosas de forma presencial. Duas das três paróquias do município suspenderam suas celebrações por causa do alto número de casos entre os paroquianos e na região das igrejas: a Paróquia Santa Inês (Centro) e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Real). A Paróquia São Sebastião (Ariribá) permanece com as celebrações abertas desde a última quinta-feira, 16 de julho, seguindo todos os protocolos sanitários previstos no decreto municipal e estadual, em diálogo com as autoridades municipais.

Na cidade vizinha, as duas paróquias de Camboriú seguem o Decreto nº 3.704/2020 do município para celebrar missas abertas apenas aos domingos, com missas fechadas com transmissão pelas redes sociais – Paróquia Divino Espírito Santo (Centro) e Paróquia Senhor Bom Jesus (Monte Alegre). A validade do decreto municipal vai até o próximo domingo, dia 26 de julho, mas pode ser ampliado.

Em Itapema, o Decreto nº 56/2020 lançado pela prefeitura suspende as atividades religiosas, exceto nas modalidades drive in e online, pelo prazo de 14 dias, a findar no dia 29 de julho. As duas paróquias da cidade, Paróquia Santo Antônio (Centro) e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Meia Praia) acataram a determinação.

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Bombinhas, suspendeu as missas abertas até o dia 31 de julho, conforme o Decreto Municipal N° 2.628, de 15 de julho de 2020. Assim como a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, conforme o Decreto º 2.473/2020. Os dois decretos estarão em vigor até o dia 29 de julho.

Em Tijucas, a Paróquia São Sebastião também aderiu às determinações do governo municipal no Decreto 1.574/2020, para suspensão das celebrações abertas até o dia 29 de julho.

A Prefeitura de Botuverá emitiu nesta terça-feira, dia 21 de julho, o Decreto nº 2.531/2020, que também suspende as missas na Paróquia pelo período de vigência do decreto de 14 dias.

Em Major Gercino, a prefeitura emitiu o Decreto nº 42/2020, no dia 15 de julho, suspendendo as atividades religiosas no município até o dia 2 de agosto.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba; a Paróquia Sant’Ana, em Canelinha; e a Paróquia São Virgílio, em Nova Trento, estão celebrando missas abertas à comunidade, seguindo as orientações expressas na Portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 254, de 20 de abril de 2020, e dos devidos órgãos de saúde dos seus municípios.

Para saber as orientações para missas perto de você, consulte a sua paróquia. Clique aqui para ver as paróquias que transmitem a celebração eucarística pela internet.

Atualizado em 24/07/2020, às 10h25

Balneário CamboriúBombinhasBotuveráBrusqueCamboriúCanelinhaGuabirubaItajaíItapemaMajor GercinoNova TrentoPorto BeloTijucas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA