Philipe Damazo é o mais novo padre da Arquidiocese

>
>
Philipe Damazo é o mais novo padre da Arquidiocese
Foto: André Arcênio

Na tarde do sábado, 22, a Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Campeche, em Florianópolis, recebeu centenas de fiéis para a ordenação presbiteral de Philipe Valdenô Damazo, 32 anos.  A Missa foi presidida pelo o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Emérito, Dom Vito Schlickmann e por diversos padres da Arquidiocese.

Com o lema de ordenação “Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo” (Jo 21,17), Pe. Philipe participou emocionado da cerimônia, ao lado de seus familiares, amigos e de uma igreja alegre com a ordenação do novo presbítero.

Na reflexão, Dom Wilson destacou a importância do chamado do sacerdote, que é o ministério a favor da comunidade, das pessoas, para poder salvá-las. “Jesus escolhe outras pessoas para fazer o que Ele fez. Ele pregou o Evangelho, o padre também é chamado para pregá-lo. Por isso, o Pe. Philipe vai pregar o Evangelho através das palavras, do testemunho e atitudes”, destacou Dom Wilson.

Fotos: Álbum I

Durante toda a celebração, Pe. Philipe ficou sério. Mas na hora de fazer o seu discurso de agradecimento, o novo presbítero não conseguiu conter as lágrimas. Ele agradeceu às paróquias por onde passou, os movimentos que participou, a sua comunidade, as pessoas que rezaram por ele e o ajudaram e, principalmente, os seus familiares.

Após a celebração, a alegria estava estampada no rosto do neo-sacerdote. “Estou muito feliz, creio que é uma nova etapa na minha vocação. Acredito que Deus tem muito a fazer na minha e quero colaborar com Ele da melhor maneira possível. Embora eu seja fraco e pecador, creio que com a graça de Deus é possível realizar a sua obra”, completa Pe. Philipe.

Foto: Ângela Reck/AAF

Os pais do novo presbítero, Valdeno Manoel Damazo e Alzira Vergínia Damazo, também estavam bastante emocionados. “É muita alegria no coração em ver nosso filho padre. Desde quando começou a participar do grupo de jovens, que ele começou a sentir o desejo de ser padre”, explica Alzira.

Fotos: Álbum II

As primeiras Missas do Pe. Philipe, hoje vigário da Catedral, foram celebradas no domingo, 23, mesmo dia do seu aniversário natalício. Pela manhã, ele rezou na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, e à noite, na Catedral Metropolitana, ambas em Florianópolis.

A próxima ordenação presbiteral será do Diácono Paulo Chaves, no dia 03 de novembro, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em São José.

 

Deixar o namoro para a vocação sacerdotal

Padre Philipe com a família. Foto: www.andrearcenio.com.br

Ele nasceu em Florianópolis, no dia 23 de setembro de 1985, mesma data de São Padre Pio, e vem de uma família tradicional, do bairro Ribeirão da Ilha. Em 2003, Pe. Philipe ajudou a fundar o Grupo de Jovens Semear, na Comunidade São José, do Ribeirão da Ilha, e em 2006, ao participar do Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis, sentiu o primeiro despertar para uma vocação específica. Foram dois anos de oração e discernimento até 2008, quando entrou na turma Propedêutica no Seminário de Azambuja, onde ficou

Seminaristas da Arquidiocese. Foto: www.andrearcenio.com.br

apenas três meses.

Ao sair do seminário, Philipe continuou a participar do grupo de jovens e das atividades paroquias. Até que em 2009, namorando e bem empregado, resolve escutar mais uma vez a voz do Senhor que lhe chamava e dar o seu sim. Regressou em 2010, na etapa Propedêutica em Camboriú, no Seminário Monsenhor Valentin Loch.

Depois estudou filosofia em Brusque e exerceu trabalhos pastorais nas Paróquias São Pedro Apóstolo e São Vicente de Paulo, ambas em Itajaí. No ano de 2014, ingressou no Seminário Teológico Convívio Emaús, na capital, e atuou pastoralmente nas paróquias de São João Batista e Santa Luzia, Nossa Senhora do Carmo e na Pastoral Vocacional.

Padre Philipe faz o convite aos jovens para que ouçam a voz do Espírito Santo e digam sim ao chamado do Senhor. “Embora eu seja fraco e pecador, creio que com a graça de Deus é possível realizar a sua obra”, completa Pe. Philipe.

 

Fotos: André Arcênio Fotografia e Ângela Reck/AAF

Leia também: 

Jair Pereira, o primeiro presbítero ordenado em 2018 na Arquidiocese

Arquidiocese de Florianópolis ordena Eduardo Senna presbítero

Confira como foi a ordenação do Pe. Guilherme dos Santos e as fotos neste link.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA