Pastoral de Coroinhas realiza retiro anual

>
>
Pastoral de Coroinhas realiza retiro anual

Entre os dias 18 e 20 de março, a Pastoral de Coroinhas da Arquidiocese de Florianópolis promoveu o seu Retiro Anual. Realizado no Provincialado Coração de Jesus, das irmãs da Divina Providência, no centro da capital, contou com a participação de coordenadores de diversas paróquias. O retiro teve por base o lema bíblico da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26).

“Foi um desafio retomarmos a caminhada arquidiocesana, em 2022, com o retiro. Após termos vivenciado toda a pandemia, chegou o momento de sermos ousados, vivendo esse novo tempo que Deus nos preparou. Agradeço cada coordenador e coordenadora que aceitou o convite, bem como cada paróquia e pároco que colaboraram enviando e formando seus representantes. Deus lhes abençoe e guarde, por intercessão de São Tarcísio!”, destacou o assessor arquidiocesano da Pastoral de Coroinhas, Pe. Joel José Schvambach.

Segundo Eduarda Fuck, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Angelina, Deus falou com os participantes de diversas formas nesse retiro, por meio das pregações, da animação, na oração, na conversa com o outro coordenador que não conhecia e, também, através dos sorrisos vistos no rosto de cada um que estava ali. “Minha experiência com os coroinhas é recente, mas a cada conhecimento, a cada ensinamento, esse retiro foi me mostrando a vontade de fazer acontecer, de repassar a eles e transformar aquilo que absorvemos nesse retiro, ia crescendo cada vez mais. Nossos coroinhas merecem por tudo que fazem para Ele, que é digno de todo nosso amor”, relatou.

Para Raphael Monteiro de Sousa, da Catedral Metropolitana de Florianópolis, o retiro foi simplesmente espetacular. “Foi de grande alento para mim ver tantas pessoas, de várias idades, ajudando jovens e crianças a servirem no altar. Tive várias ideias para conduzir minhas atividades. Agora eu planejo aumentar o número dos coroinhas, fazendo convites nos finais das missas, como já ocorreu nesse domingo. Também colocando cartazes com informações e contatos para os interessados em murais que ficam perto da porta de entrada e, para o próximo passo, fazer um convite para as crianças na catequese”, testemunhou Raphael.

“Nosso encontro foi maravilhoso. O tema da Campanha da Fraternidade nos ajudou muito, coordenadores antigos e novos, a vivenciarmos a educação, o amor e a sabedoria com os nossos coroinhas. Posso, agora, transmitir o que eu aprendi de novo nesse encontro. Na Adoração ao Santíssimo e no Terço senti uma grande alegria, pois foram escolhidos os coordenadores para rezarem e servirem”, finalizou Vantos Martins dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Itajaí.

Texto e fotos: Pastoral de Coroinhas

Pastoral de Coroinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA