Páscoa: vida nova e esperança

>
>
Páscoa: vida nova e esperança

Após um ano desde o início da pandemia de Covid-19 e vivendo o pior cenário de número de casos, muitos catarinenses tiveram dificuldades para celebrar a Páscoa do Senhor neste ano de 2021. Na Arquidiocese de Florianópolis, a consolação veio com a possibilidade de participação das missas nas paróquias dos 31 municípios que compõem a circunscrição eclesiástica, mesmo com a limitação de 25% da capacidade de cada igreja. A maioria das paróquias se adaptaram bem e disponibilizaram mais horários de celebrações e a transmissão online dos momentos-chave do Tríduo Pascal.

Agora, com o início do Tempo Pascal, a dor e apreensão do cenário da pandemia na região contrastam com a alegria que o tempo litúrgico sugere. Então, como celebrar a alegria de Jesus Ressuscitado em meio a tão grave contexto?

A mensagem do Papa Francisco

Segundo o Papa Francisco, em sua mensagem Urbi et Orbi, a resposta pode estar em olhar o Cristo Ressuscitado com esperança. Especialmente para aqueles que sofrem devido à pandemia, para os doentes e para quem perdeu um ente querido, o Papa indica a esperança em Cristo Ressuscitado. “Que o Senhor lhes dê conforto, e apoie médicos e enfermeiros nas suas fadigas! Todos, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência e têm direito a usufruir dos cuidados necessários. Isto é ainda mais evidente neste tempo em que todos somos chamados a combater a pandemia”, destaca o pontífice.

O Crucificado Ressuscitado também é conforto para quantos perderam o trabalho ou atravessam graves dificuldades econômicas e carecem de adequada proteção social, de acordo com o papa. “O Senhor inspire a ação das autoridades públicas para que a todos, especialmente às famílias mais necessitadas, sejam oferecidas as ajudas necessárias para um condigno sustento. Infelizmente a pandemia elevou de maneira dramática o número dos pobres, fazendo cair no desespero milhares de pessoas.”

“No meio das múltiplas dificuldades que estamos a atravessar, nunca esqueçamos que fomos curados pelas chagas de Cristo (1 Ped 2, 24). À luz do Ressuscitado, os nossos sofrimentos são transfigurados. Onde havia morte, agora há vida; onde havia luto, agora há consolação. Ao abraçar a Cruz, Jesus deu sentido aos nossos sofrimentos. E, agora, rezemos para que os efeitos benéficos daquela cura se espalhem por todo o mundo. Boa, santa e serena Páscoa!”, finaliza Papa Francisco.

Uma nova vida após a Covid-19

O número de vítimas fatais assusta, mas a recuperação da enorme maioria dos casos confirmados traz alento e esperança àqueles que enfrentam a doença ou que têm parentes e amigos queridos contaminados. Até o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, entrou para as estatísticas de casos confirmados, em novembro do ano passado, mas se recuperou rapidamente, em casa e sem sequelas.

A pedagoga Lindamir Mirek Ambrosi tem 51 anos e ganhou uma nova vida após vencer a Covid-19 depois de dias difíceis na UTI. Em questão de dias, Lindamir passou de uma mãe zelosa pela saúde de seu filho mais novo, o primeiro da sua casa a pegar o vírus, para uma situação grave, em coma induzido para receber ventilação forçada através de intubação, internada em um hospital em São Paulo pela falta de vagas de UTI em Santa Catarina.

“Antes de ser intubada, por meio de meu marido, pedi a presença de um padre para a unção dos enfermos, recebida através do Pe. José da Cruz, capelão militar. A equipe médica, ao saber da nossa fé, antes de me intubar, fez junto comigo a oração de um Pai Nosso, uma Ave Maria e a invocação do Espírito Santo. Com isso fiquei tranquila e eles puderam realizar os procedimentos sem maiores problemas”, descreve Lindamir.

A fé católica e a vida em comunidade ajudaram a família a vencer os tempos difíceis. “Somos membros ativos da paróquia do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, em Florianópolis. Meu esposo e eu somos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, participamos das atividades da Igreja, somos do Movimento de Cursilhos de Cristandade e nossos filhos são do Movimento de Emaús. Assim, nossa família teve muito apoio moral e espiritual neste período de provação”, conta.

A imagem de Jesus Ressuscitado, que deu esperança e consolo para Lindamir, também deve guiar os católicos nesses tempos difíceis. Segundo ela, “devemos ter fé. Devemos acreditar que, com Deus, iremos vencer, que a pandemia vai acabar. Devemos dar valor às pequenas coisas do nosso dia, valorizar nossa saúde, nossa família, nossos amigos, nossa Igreja; dar testemunho do poder de Deus em nossas vidas. Tenhamos força, fé e coragem!”.

>>> Leia a entrevista com Frei Ivani Pinheiro Ribeiro, OCarm, que se recuperou da Covid-19 recentemente.

CoronavírusCOVID-19Jornal da ArquidiocesePáscoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA