Palavra do Arcebispo: Ecumenismo

>
>
Palavra do Arcebispo: Ecumenismo

O fato de a CF-21 ser ecumênica oferece a oportunidade para discorrer sobre alguns aspectos do ecumenismo.

A multiplicação de Igrejas cristãs e que caminham em rumos diferente dão a impressão de que Cristo está dividido. Tal divisão contradiz o que Cristo deseja, a unidade. Torna-se, mesmo, um escândalo. Esta situação apresenta, também, dificuldades para cumprir o mandato evangélico de pregar a Boa Nova a toda criatura.

Para estabelecer a sua Igreja em todo mundo até a consumação dos séculos, Cristo confiou aos 12 apóstolos o ofício de ensinar, governar, santificar. Mas, desde os primórdios, acontece a separação entre grupos e consequente destruição da comunhão. As diferenças foram acontecendo em questões doutrinais, outras vezes disciplinares ou mesmo sobre a organização estrutural da Igreja.

Não se pode esquecer que o Concílio Vaticano II é ecumênico. Um dos objetivos apresentados por João XXIII na convocação do Concílio foi a restauração da unidade entre as comunidades cristãs. Na verdade, assumiu aquilo que algumas comunidades cristãs já procuravam fazer. Era o movimento ecumênico que já tinha dado alguns passos na construção da unidade. Era um esforço para superar os obstáculos que separavam as várias comunidades.

É bom ter presente que os elementos sobre os quais a Igreja é construída e vivificada são: a Palavra de Deus, a fé, a vida da graça, a esperança, a caridade…. Sobre este alicerce o Espírito Santo vai edificando a Igreja. Vale lembrar que estes bens se originam em Cristo e conduzem a Cristo. O caminho ecumênico será conduzido pelo exercício destes dons recebidos de Cristo.

O Concílio Vaticano II deixou um decreto sobre o ecumenismo: “Unitatis Redintegratio” (Reintegração à Unidade). Afirma no proêmio: “Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do Sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja”. Durante toda a história da Igreja houve disputa e desentendimento entre grupos cristãos. Por outro lado, a superação da divisão não pode passar por uma mentalidade de indiferença e de relativismo religioso como se todas as religiões se equivalessem. É possível dialogar, mesmo reconhecendo as diferenças, quando Cristo se torna a razão principal da vida de fé no interior da comunidade.

Artigo publicado na edição de março de 2021 do Jornal da Arquidiocese, página 2.

Campanha da FraternidadeConcílio Vaticano IIDom Wilson Tadeu JönckJornal da Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA