Palavra do Arcebispo: Direito à Vida

>
>
Palavra do Arcebispo: Direito à Vida

A propósito do caso da menina de 11 anos que estava grávida e foi conduzida a abortar, vale recordar o que diz a Igreja a respeito da concepção e do aborto. O direito à vida é incondicional. Deve ser defendido em qualquer etapa ou condição.

Quando se fala de direito à vida, está se falando da vida na sua totalidade, desde o idoso fragilizado como ao doente em fase terminal, refere-se à pessoa com deficiência como à criança que acaba de nascer, inclui também aquela que ainda não nasceu. Desde que o óvulo é fecundado inaugura-se uma nova vida, que não é do pai nem da mãe, mas de um novo ser humano. Não seria um ser humano se não fosse desde o início.

Em toda gestação, tanto a mãe quanto o feto merecem toda atenção. Há situações muito delicadas, mas a opção é de lutar pela vida do nascituro e da mãe. A mãe em questão é uma menina de 11 anos. A situação da menina é ocasião de uma tomada de consciência da responsabilidade de todos nós sobre a proteção e salvaguarda daqueles que vivem sua infância.

Não podemos concordar com o desfecho do caso, em que a menina tenha sido conduzida a abortar. Era uma vida de 29 semanas que foi ceifada. Gerou-se uma grande repercussão com manifestações de espírito justiceiro.

Bem diferente foi o que aconteceu em Papanduva. Um casal recebeu o diagnóstico de que sua filha que estava para nascer era um feto anencéfalo. Passada a dor pelo impacto da notícia, o casal decidiu pela continuação da gravidez. Queriam que ela nascesse e que vivesse o tempo que fosse. Ela seria acolhida, teria o direito de nascer. Anastácia nasceu e viveu por 32 minutos. Mesmo nestas condições encheu a casa de alegria. Ela recebeu um nome e pode ser sepultada. Ela morreu, mas está presente na vida da família como um sinal de esperança, de que vale a pena lutar pela vida.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Artigo publicado na edição 291, de julho de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.

abortoPalavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA