Palavra do Arcebispo: Congresso Eucarístico

>
>
Palavra do Arcebispo: Congresso Eucarístico

De 12 a 15 de novembro de 2022 é a data do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em Recife. A Igreja de todo Brasil está convidada a voltar-se em atitude de adoração a Cristo presente na Hóstia Consagrada. O tema: “Pão em todas as mesas”. Lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França. Foi organizado por uma senhora, Emile Tamisier. Esta iniciativa recebeu o apoio do Papa Leão XIII e passou a ser organizado em várias dioceses. O tema do primeiro Congresso Eucarístico foi: “A Eucaristia salva o mundo”. Tinha como grande objetivo renovar a fé em Cristo presente na Eucaristia.

Os primeiros congressos foram inspirados pela fé viva na presença real de Cristo no Sacramento da Eucaristia. O culto da Eucaristia se manifestava de modo particular pela Adoração solene da Eucaristia e pelas grandiosas procissões. Com Pio X (1903-1914) recebeu um acento para que houvesse um incremento da comunhão frequente dos adultos e a primeira eucaristia das crianças. No pontificado de Pio XI (1922-39) foi intensificada a dimensão missionária: propagar no mundo todo a centralidade da Eucaristia. Com o Congresso de Munique (1960) é difundida a figura do “altar do mundo”. A celebração eucarística torna-se o centro e ápice de todas as manifestações e formas de devoção eucarísticas.

Figura central para entender todo o desenvolvimento da devoção eucarística é São Pedro Julião Eymard. Foi o grande promotor da Adoração Eucarística. Viveu para a Eucaristia, fundou uma congregação de sacerdotes dedicados à adoração, os Sacramentinos. Afirmava: “É preciso fazer Jesus Eucaristia sair do seu retiro para pôr-se de novo à testa da sociedade cristã que há de dirigir e salvar. É preciso construir-lhe um trono, rodeá-lo de uma corte de fiéis servidores, de uma família de amigos, de um povo adorador”. São João Eymard foi canonizado no encerramento da primeira sessão do Concílio Vaticano II, em 9/12/1962.

Em Recife está sendo levantado o altar do Brasil. Todas as dioceses, paróquias, comunidades do Brasil estão convocadas a voltar-se para Cristo presente na Hóstia Consagrada e adorá-lo. Também nós da Arquidiocese de Florianópolis reservaremos um momento, na semana do Congresso Eucarístico, em todas as comunidades, para estarmos, em Cristo, profundamente unidos a todas as comunidades da Igreja do Brasil.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Artigo publicado na edição 295, de novembro de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.

Congresso Eucarístico NacionalPalavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA