Palavra do Arcebispo: Assembleia dos Bispos

>
>
Palavra do Arcebispo: Assembleia dos Bispos

Entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro de 2022 aconteceu em Aparecida a segunda parte da Assembleia dos Bispos do Brasil. Alguns assuntos de importância para vida pastoral estavam presentes na agenda.

Missal Romano – Depois de 18 anos foi concluída a tradução do Missal Romano. Recebeu a aprovação da Assembleia da CNBB. Agora fica dependendo da aprovação da Santa Sé para ficar à disposição das comunidades.

Junho Verde – A iniciativa desta lei foi da CNBB. O objetivo é responder às preocupações do Papa Francisco com a Casa Comum e despertar a consciência em relação a uma ecologia integral. Passou pela Câmara dos Deputados em maio de 2021 e pelo Senado em junho de 2022. Foi sancionada pelo Presidente da República sob o número 14.393/22.

Estatutos da CNBB – Os Estatutos da CNBB foram renovados. Uma das principais novidades está no preâmbulo que apresenta o espírito sinodal que inspira as atividades da Igreja no Brasil. Há ainda uma atenção aos Bispos eméritos, a regulamentação dos Regionais e o papel das comissões. Alguns assuntos que estavam nos Estatutos passaram a fazer parte do regimento.

Tema Central – Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. O enfoque foi de como a dinâmica da Igreja sinodal se fará presente nas próximas Diretrizes da Ação Pastoral. O conceito central será “Comunidade Eclesial Missionária”. Comunidade é lugar de vivência, faz referência à proximidade. Eclesial leva aos pilares da Palavra, do Pão e da Caridade. Missionária indica saída, ação pastoral, a evangelização.

Animação Bíblica da Vida e da Pastoral – O estudo 114 que foi elaborado na última Assembleia, ganhou algumas complementações e recebeu a aprovação para tornar-se documento da Igreja do Brasil.

Congresso Eucarístico – Acontecerá entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, em Recife. Já está todo organizado e esperando os participantes. Dois textos estão à disposição: “Texto-base” e “Rumo ao congresso”, que contém toda a programação. Além das celebrações, haverá conferências, oficinas e catequeses. O hino também pode ser encontrado na página do Congresso Eucarístico.

Jornada Mundial da juventude – Acontecerá de 01 a 06 de agosto de 2023 em Lisboa. Dom Américo, bispo auxiliar de Lisboa, esteve na Assembleia para divulgar a Jornada e convidar a juventude brasileira. Disse que a jornada da juventude não será mundial sem a presença do Brasil.

Ministério do Catequista – Foram apresentados alguns critérios e um itinerário para a instituição do ministério do catequista. Entre eles: idade mínima de 18 anos; ao menos 5 anos de exercício de catequista; itinerário formativo; estabilidade e renovação do exercício do ministério.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Artigo publicado na edição 293, de setembro de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.

Palavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA