Palavra do Arcebispo: Ano Jubilar Missionário

>
>
Palavra do Arcebispo: Ano Jubilar Missionário

Tradicionalmente, o mês de outubro é dedicado às missões. Neste ano há um motivo a mais para celebrar: foi instituído como Ano Jubilar Missionário. Há várias datas para serem lembradas. Na Igreja do Basil: 50 anos da criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA); 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs; 50 anos das Campanhas Missionárias; 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI); 50 anos do Documento de Santarém; 60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM); 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também no âmbito internacional há o que comemorar: 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos; 200 anos da criação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (PCPF) Paulina Jaricot; 150 anos do nascimento do Beato Paulo Manna (PIME) fundador da Pontifícia União Missionária; 100 anos do Motu Proprio “Romanum Pontificum” do Papa Pio XI que declarou pontifícias as Obras Missionárias.

Vale a pena registrar também o esforço missionário desenvolvido na Arquidiocese. Já faz mais de 30 anos que a Arquidiocese organiza um grupo missionário para visitar a Diocese de Barra na Bahia, uma vez por ano. O trabalho consiste em visitar as famílias da comunidade e assim auxiliar na dinamização pastoral das comunidades. Por todo esse tempo a Arquidiocese manteve um ou dois padres atuando paróquias. Destaca-se também que são realizadas coletas, principalmente em Brusque, para auxílios pontuais.

Atualmente, dois padres da Arquidiocese, Pe. Josemar e Pe. Luiz Fraga, estão atuando no Amapá. Atendem quatro paróquias em uma vasta região daquele Estado. Em uma das paróquias, há uma comunidade das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Alguns padres e leigos têm visitado os padres nesta região de missão.

Outra atividade que está em franco crescimento são os grupos da Infância Missionária. Através da atividade das crianças procura-se fortalecer o espírito missionário em nossas paróquias. Está em estudo a possibilidade de o Regional Sul 4 manter uma missão em Moçambique. A Arquidiocese está convidada a colaborar.

Um grande trabalho missionário é desenvolvido pela Comunidade Divino Oleiro. Estão presentes, com uma comunidade em Itaparica, ilha perto de Salvador. Administram uma casa de encontro. Vale registrar que esta há vários anos na Guiné Bissau, na cidade de Tite. Lá cuidam de um colégio, um hospital e na educação infantil, além das atividades pastorais nas comunidades. Destaca-se ainda que um grupo de voluntários da Arquidiocese oferece uma contribuição anual para a manutenção de algumas centenas de estudantes em escolas de ensino médio.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Artigo publicado na edição 294, de outubro de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.

Ano Jubilar Missionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA