Palavra do Arcebispo: A força do silêncio

>
>
Palavra do Arcebispo: A força do silêncio

No mundo atual há uma resistência ao silêncio. A civilização moderna não sabe parar. Quando transforma seu sonho em realidade encerra o silêncio em um calabouço úmido e escuro. Vive-se uma ditadura da palavra, da ênfase verbal. Repetidamente, manifesta uma ferida purulenta de palavras mecânicas, irrelevantes, sem verdade e fundamento. São criações midiáticas reforçadas por imagens e testemunhos forjados.

O barulho da civilização atual faz fenecer a Palavra de Deus, torna-a inaudível e inacessível. Da aurora ao anoitecer o silêncio não tem direito de se manifestar. Os ruídos querem impedir que Deus fale. No meio deste barulho infernal, o ser humano se desintegra e se perde, fragmentado em múltiplas inquietações.

Para sair deste túnel anseia desesperadamente pelo barulho, mas o ruído é um ansiolítico viciante.
Bernanos escrevia “O silêncio interior – aquele abençoado por Deus – nunca me isolou das criaturas. Parece que elas chegam e eu as recebo na soleira da minha casa” (Diário de um Pároco de Aldeia). Já J. Passam em “O silêncio como introdução à metafísica” afirmava que “o silêncio é, em nós, a linguagem sem palavras do ser infinito; o silêncio, por seu próprio peso, solicita e orienta nosso movimento rumo ao ser infinito”. E continua “Se a palavra caracteriza o ser humano, é o silêncio que o define, porque a palavra só tem sentido em função deste silêncio”.

A comunicação no seio da Trindade é em silêncio. Somos chamados a participar desta comunicação silenciosa. A comunicação de Deus com o ser humano é em silêncio, sem palavras. Imitar a Cristo é antes de tudo imitar o seu silêncio. A comunicação é intensa na manjedoura, na cruz, no túmulo. São silêncios de pobreza, de humildade, de abnegação, de mortificação. É o mistério de sua kenosis, de seu despojamento. No Calvário, o silêncio é pungente, torna-se a única palavra. O discípulo está no mundo, mas não é deste mundo. Pilatos se sente pressionado pelo grito da multidão e pelo silêncio de Jesus.

Jesus costumava passar noites em oração. Mantinha-se por longo tempo em diálogo com o Pai. É certo que o seu falar, a palavra que pronunciava, tinha origem na sua permanência no silêncio. Assim, também a sua palavra só pode ser compreendida, de modo justo, quando se entra no seu silêncio. Só se aprende a escutá-la a partir da experiência do silêncio.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Artigo publicado na edição 290, de junho de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.

ArtigosPalavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA