A publicação é resultado de pesquisa feita pelo Pe. Eder Claudio Celva

Desde a infância, Pe. Eder Celva escutava histórias sobre a atuação de padres marcantes na região de Brusque. Monsenhor Valentim Loch foi um deles. O resultado de anos de pesquisa foi o livro: “Monsenhor Valentim Loch – Um padre da Igreja que amou e serviu”, com 293 páginas, lançado em outubro. Está sendo vendido na secretaria do Seminário Azambuja e nas livrarias de Brusque.

Padre Eder relata que tudo no Monsenhor era sacerdotal, representava o estereótipo de padre. “Lembro-me com muita alegria dos dias em que pude encontrar-me com Mons. Valentim – que me havia crismado – em alguma missa ou confissão sacramental no santuário, onde, inclusive, uma vez lhe agradeci e disse-lhe o quanto o admirava. Minha impressão era sempre a mesma: eu estava diante de um santo. Monsenhor Valentim contribuiu para o amadurecimento de minha opção vocacional. Ele me ofereceu um modelo de padre. Também por isso escolhi a vocação de padre diocesano. Aqui certamente se explica minha motivação para esses anos dedicados a este livro”.

O autor conta que neste livro “não está apenas a história de um padre, mas também uma pequena mescla da história da Igreja catarinense, de modo muito particular da Arquidiocese de Florianópolis, onde sempre esteve incardinado. Reunimos informações, testemunhos, escritos que, conjugados, geraram esta fonte narrativa de Mons. Valentim. Valemo-nos de uma garimpagem ampla buscando muitas fontes. Nossa intenção é fazer memória da vida deste padre, dando a cada leitor, a oportunidade de recordar ao menos alguma faceta de sua vida”.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*