Mês das vocações – Por Dom Wilson

>
>
Mês das vocações – Por Dom Wilson

Sabemos todos que o mês de agosto é dedicado à promoção vocacional. E a Arquidiocese de Florianópolis tem muito a agradecer a Deus por ter, ao longo da sua história, chamado jovens para o ministério sacerdotal. Todos os anos temos a graça de ordenar novos padres. Neste ano de 2017 serão ordenados dois novos presbíteros.

Cabe também um reconhecimento a todos os envolvidos no trabalho de promoção vocacional. Tem havido um trabalho intenso e perseverante da pastoral vocacional nas comunidades. São padres, seminaristas, religiosos, leigos e leigas que desenvolvem a atividade de despertar e acompanhar jovens vocacionados. Os seminaristas dos nossos seminários são, em grande parte, fruto da atividade alegre e dedicada das equipes vocacionais.

A formação dos sacerdotes, bem como a manutenção dos nossos seminários, é uma atividade que se faz com a participação de todos os diocesanos. É bom que seja assim. A igreja diocesana está empenhada em formar os novos padres. Pode-se fazer, ao menos, de duas maneiras. Primeiro, rezando pelos nossos seminaristas, para que tenham um coração dócil para escutar e seguir a voz de Deus. Depois, todos são chamados a colaborar na manutenção dos nossos seminários. Em nossa diocese, somos gratos pelas orações e também pela generosidade de tantas pessoas que colaboram com nossos seminários.

Atualmente temos 40 seminaristas em nossos seminários. Vinte e sete estão no seminário maior, a saber, 15 na teologia, em Florianópolis, e 12 na filosofia, em Brusque. Sete seminaristas estão no seminário menor, em Azambuja, Brusque, e outros seis no propedêutico, em São José.

“A vocação ao sacerdócio é um dom que Deus concede à Igreja e ao mundo, uma via para santificar-se e santificar os outros… Tal vocação é revelada e acolhida no interior de uma comunidade eclesial… O sacerdote sai de uma comunidade e esse volta para servi-la e guiá-la como pastor” (Congregação para o Clero, o dom da vocação presbiteral).

Por: Dom Wilson Tadeu Jönck, scj

Artigo publicado na edição de agosto de 2017, nº 237, do Jornal da Arquidiocese, página 02.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA