Neste mês de dezembro, foi lançada pela editora Cultor de Livros a biografia do jovem Promotor de Justiça, Marcelo Câmara, o Marcelinho, que viveu em Florianópolis e deixou esta vida aos 28 anos de idade, com fama de santidade.

 

Mas quem foi Marcelinho Câmara?

Marcelo Henrique Câmara foi um filho e irmão extremamente dedicado à sua família. Amadureceu muito cedo com a separação dos pais e aos 10 anos de idade, assumiu atitude de responsabilidade pela mãe e pelo irmão mais novo. Na juventude procurou render ao máximo seus exímios dotes intelectuais, empenhando-se nos estudos. Tornou-se mestre em Direito, atuou como professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e como Promotor de Justiça do Estado.

No início do curso universitário participou do retiro espiritual do Movimento de Emaús, quando obteve a graça de profunda conversão ao Evangelho. Nos anos seguintes exerceu intenso apostolado com os jovens do Movimento e na sua Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Inglese, em Florianópolis. Participando dos meios de formação da Opus Dei, encontrou a confirmação da sua vocação laical de santificar as realidades temporais, incluindo o trabalho profissional.

Foi surpreendido pela descoberta de um linfoma, que posteriormente evoluiu para leucemia. Enfrentou com extraordinária serenidade o longo processo de luta pela vida, transformando o sofrimento em fonte de esperança e fé para as pessoas que o procuravam.

Veio a falecer em uma Quinta-feira Santa, dia 20 de março de 2008. Desde então, a fama de  santidade do jovem começou a ficar mais conhecida.

Acredita-se que a vida santa do Marcelinho tem muito a contribuir para a sociedade atual: oferece um ideal para os jovens, consola e traz esperança às famílias marcadas pela separação, inspira as autoridades públicas a servir com justiça, honestidade, zelo e caridade. Enfim, desperta a vontade de viver ardentemente o amor nas realidades mais comuns da vida, mostrando que a santidade é um convite e uma possibilidade para todos.

O livro…

A obra NO CAMINHO DA SANTIDADE – A vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça, conta ainda com o prefácio redigido pelo Padre Hélio Tadeu Luciano de Oliveira e com quatro apêndices.

No Apêndice I, encontram-se vários relatos de graças alcançadas atribuídas à intercessão do Marcelo, havendo a notícia de favor recebido até no Japão.

No Apêndice II, sob o título “Marcelinho, um amigo que mora no Céu”, procura-se apresentar uma narrativa sintética da vida do jovem com uma linguagem simples, para ser contada às crianças.

No Apêndice III, o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis e Orientador Espiritual do Movimento de Emaús, Padre Vitor Galdino Feller, apresenta o sentido cristão da visitação do túmulo daqueles que deixam esta vida com fama de santidade, e faz um convite à visitação piedosa do túmulo do Marcelo.

E no Apêndice IV, a pedido do Arcebispo da Arquidiocese, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, exibe-se um índice de leitura guiada, facilitando o estudo da vida do Marcelo pelos temas centrais que compuseram o seu caminho de santidade.

É uma obra para refletir, para rezar, para se emocionar, enfim, para se inspirar.

A autora…

Maria Zoê Bellani Lyra Espindola é casada, mãe de quatro filhos. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, exerce também a profissão de servidora pública federal, atuando como analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região na cidade de Timbó (SC). Co-autora da obra REGINA – Regulação Inteligente da Natalidade: Fundamentos para o Planejamento Familiar, publicada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Lançamento em 2018…

O lançamento oficial da obra ocorrerá no dia 20 de março de 2018, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, após a Missa celebrada na intenção dos dez anos de falecimento do Marcelo, que será presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck.

O livro por ser adquirido no site da editora Cultor de Livros: https://www.cultordelivros.com.br/produto/no-caminho-da-santidade-78455

Além do site, para quem mora em Florianópolis poderá adquirir o livro na Igreja da Imaculada Conceição (Rua Vitor Konder, Centro), na Divino Oleiro (CEAR), e também junto ao Movimento de Emaús pelo telefone (48) 9-9963-6550.

Pede-se que depoimentos de graças alcançadas, sejam comunicados no site www.marcelocamara.org.br

 

 

2 Comments, RSS

  • Irmao alairton castro de lara

    diz em:
    15 de março de 2019 às 00:54

    Paz e bem fico feliz em saber sobre o processo de beatificaçao de marcelo esse jovem que espalhou tanta alegria onde passava.Pouco da vida dele que procurei ler ja me encantou as maravilhas que ele espalhava.Estarei em oraçao para que se faça a vontade de Deus a sua beatificaçao.Vou apartir de agora fazer a novena de marcelo pedindo a sua intercessao.Rezarei junto com os depedentes quimicos onde eu acolho esses jovens gratuitamente para se livrarem do vicio do alcool e da droga.pedindo a sua intercessao marcelo.

  • Maria Inês

    diz em:
    30 de dezembro de 2017 às 17:16

    Um amor de sobrinho! Uma pessoa maravilhosa que sempre me ouviu e incentivou em momentos difíceis em minha vida e de meu filho. Ajudou-nos a passar por tempestades sempre com amizade, carinho e disponibilidade até mesmo enquanto doente e sofrendo muito!
    Gostaria de ser um pouquinho só como ele foi e é, pq o sinto muito presente em varios momentos no dia-a-dia, aconselhando e vigiando as minhas ações e pensamentos!!!🙌🏻Obrigada meu Deus por ter colocado Marcelinho em nossas vidas!!!❤️❤️❤️❤️❤️

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*