Marcelo Câmara, um exemplo de vivência do Evangelho

>
>
Marcelo Câmara, um exemplo de vivência do Evangelho

“Ele morreu há dez anos, mas sinaliza vida para nós, a vida que não acaba, a vida que nós encontramos em Cristo”.

A noite da terça-feira, 20, foi carregada de emoção, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, presidiu a Missa em ação de graças pelos dez anos de falecimento do Promotor de Justiça, Marcelo Henrique Câmara.

Concelebrada por vários padres, a Catedral estava lotada de familiares, amigos, autoridades do Judiciário e do Ministério Público da Capital, além da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, representada pelo pároco, Pe. Mário José Raimondi e pelo corpo de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Também estavam presentes membros do Movimento de Emaús e da Opus Dei, os quais Marcelinho, como era conhecido, fez parte.

Na homilia, o Arcebispo disse que Marcelinho morreu há dez anos, mas sinaliza vida para todos, a vida de Cristo. “No final da vida do Marcelo, é tomado pela doença, mas não há reclamação e ele teria motivo para reclamar. Como Cristo, que não reclamou na subida do Monte Calvário. Houve uma grande identificação do Marcelo, com o próprio Cristo sofredor. Esta união é que torna o Marcelo grande para nós e não podemos esquecer isso”, afirmou Dom Wilson Tadeu Jönck. Na continuação da homilia, o Arcebispo destacou que “o Marcelo irradiava bondade por onde passava. É assim que transformaremos o mundo, é assim que Cristo transformou o mundo e que Deus conta com a nossa colaboração como instrumento para transformar o mundo. Ele morreu há dez anos, mas sinaliza vida para nós, a vida que não acaba, a vida que nós encontramos em Cristo”.

Outro momento emocionante da celebração foi no ofertório, quando amigos e familiares, em procissão, levaram até o altar, símbolos que remetiam à vida do Marcelinho e ao caminho de santidade que trilhava. Foram eles: quadro do Monsenhor Francisco de Sales Bianchini – Fundador do Movimento de Emaús, o terço e a Bíblia que simbolizavam suas práticas diárias de espiritualidade, o jaleco usado por ele como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, a Toga usada no exercício do cargo de promotor de justiça, os prontuários e a Cruz de Cristo que representaram a luta do jovem pela vida, e sua passagem para a eternidade.

Para a mãe do Marcelo Câmara, o sentimento destes dez anos sem a presença física do filho é de um misto de saudade, tristeza, mas por outro lado, de alegria por ver tantas homenagens. “O Marcelo foi um jovem que só me deu prazer, satisfação. Quisera que toda mãe pudesse ter um filho como o Marcelo. Para os jovens, fica o exemplo de serenidade, fé, persistência, oração e o maior exemplo, a religiosidade dele, a fé em primeiro lugar, Deus em primeiro”, acrescenta Leatrice Pavan.

Confira as fotos da Missa e do lançamento do livro

“Fico entusiasmado com tudo que meu filho representou. Essa ausência de dez anos me causa uma profunda dor. É muito difícil inverter a ordem natural das coisas, um pai enterrar um filho. Éramos muito ligados, era comigo que ele ia à missa. Que ele interceda por nós, na eternidade”, salientou o pai, Júlio Carlos Richard Câmara.

Na sequência das homenagens, ocorreu o lançamento do livro “No caminho da santidade – A vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça”, de autoria de Maria Zoê Bellani Lyra Espindola. Ela estudou com Marcelinho e também faz parte do Movimento de Emaús. “Eu tenho convicção que a vida santa do Marcelo pode ser uma grande luz para a sociedade de hoje. O testemunho dele tem muito a dizer aos nossos jovens, para as nossas famílias, autoridades e profissionais. Ele foi um exemplo de virtudes e vivia com uma paz impressionante, mesmo em meio à doença e outras adversidades”, admitiu Maria Zoê.

O livro por ser adquirido no site da editora Cultor de Livros, clicando aqui.

Além do site, para quem mora em Florianópolis poderá adquirir o livro na Igreja da Imaculada Conceição (Rua Vitor Konder, Centro), na Comunidade Divino Oleiro (CEAR), e também junto ao Movimento de Emaús pelo telefone (48) 9-9963-6550.

Que bela obra de Deus foi a vida do Marcelo. Uma obra que o próprio Deus quis que se alargasse para além da vida. E no ano que a Igreja no Brasil dedica ao laicato, com o tema  “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Marcelo inspira a ser protagonista na vivência e no anúncio do Evangelho. Seu exemplo, trazido agora à luz do dia, revelando sua intimidade com familiares, amigos, colegas de trabalhos e com o próprio Cristo, tem tocado e convertido muitos corações.

Pede-se que depoimentos de graças alcançadas, sejam comunicados no site www.marcelocamara.org.br

Fotos: Erlon Costa e Fernando Wolf

Marcelo Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA