Lectio Divina: Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

>
>
Lectio Divina: Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Lectio (leitura): Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10,16-17

“Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do Sangue de Cristo? Acaso o pão que partimos não é nossa participação no Corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.”

Meditatio (meditação)
Medito o mistério da comunhão de todos os que participam do mesmo Pão. Comunhão no Pão, Comunhão com Jesus, Comunhão entre nós! Medito a imagem apresentada por São Paulo: um só corpo, um só pão.

Oratio (oração)
Rezo com a música do Pe. José Weber: Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o corpo do Senhor, a sua Igreja, pois, todos nós participamos do mesmo pão da unidade, que é o corpo do Senhor, a comunhão.

Contemplatio (contemplação)
Contemplo minha participação na Santa Missa. Contemplo o Pão sobre o altar, o Corpo sobre o altar. Respondo com fé às perguntas do apóstolo Paulo: Sim, o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do Sangue de Cristo! Sim, o pão que partimos é nossa participação no Corpo de Cristo!

Missio (missão)
Se comungo no mesmo prato, se comungo do mesmo Pão, comungo o Corpo de Cristo, junto com os meus irmãos e irmãs. Comungar é assumir a missão da comunhão cada vez mais visível entre nós, que somos um só corpo.

Artigo publicado na edição de junho do Jornal da Arquidiocese, pág. 8.

ArtigosJornal da ArquidiocesePadre Paulo Stippe Schmitt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA