Lectio (leitura): Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10,16-17
“Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do Sangue de Cristo? Acaso o pão que partimos não é nossa participação no Corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.”
Meditatio (meditação)
Medito o mistério da comunhão de todos os que participam do mesmo Pão. Comunhão no Pão, Comunhão com Jesus, Comunhão entre nós! Medito a imagem apresentada por São Paulo: um só corpo, um só pão.
Oratio (oração)
Rezo com a música do Pe. José Weber: Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o corpo do Senhor, a sua Igreja, pois, todos nós participamos do mesmo pão da unidade, que é o corpo do Senhor, a comunhão.
Contemplatio (contemplação)
Contemplo minha participação na Santa Missa. Contemplo o Pão sobre o altar, o Corpo sobre o altar. Respondo com fé às perguntas do apóstolo Paulo: Sim, o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do Sangue de Cristo! Sim, o pão que partimos é nossa participação no Corpo de Cristo!
Missio (missão)
Se comungo no mesmo prato, se comungo do mesmo Pão, comungo o Corpo de Cristo, junto com os meus irmãos e irmãs. Comungar é assumir a missão da comunhão cada vez mais visível entre nós, que somos um só corpo.
Artigo publicado na edição de junho do Jornal da Arquidiocese, pág. 8.