Lectio Divina | Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

>
>
Lectio Divina | Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

Mt 25, 1-13 – Solenidade de Santa Catarina de Alexandria, padroeira da Arquidiocese de Florianópolis

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não
sabeis qual será o dia, nem a hora”.

Meditatio (meditação)
Virgens que têm consigo as lâmpadas acesas e o óleo de reserva para abastecê-las, virgens que esqueceram de comprar óleo suficiente. Virgens prudentes, virgens tolas. Virgens que entram para a festa, virgens que ficam do lado de fora, porque a porta foi fechada. Preparação e despreparo.
Medito a cena bíblica, imagino as personagens, ouço o diálogo. Medito a finalidade das palavras de Jesus: a vigilância.

Contemplatio (contemplação)
A parábola das dez virgens nos é apresentada na festa da virgem Santa Catarina, nossa padroeira. Desde esta imagem posta por Jesus diante de nós contemplamos a vida de nossa padroeira: fidelidade, prudência, manter na vida a lâmpada acesa, viver como esposa de Cristo, aceitar o martírio como ato de amor. Contemplar a vida de um santo ou santa é pedir a graça de também nós seguirmos os passos de Jesus.

Oratio (oração)
Que a lâmpada da minha fé, Senhor Jesus, esteja constantemente abastecida pela oração, a vigilância, o amor. Quero estar preparado para, com alegria, participar das bodas da salvação.

Missio (missão)
Ponho-me atento à minha vida cotidiana: como abasteço a lâmpada da minha fé? Em que situações me vejo despreparado diante da vinda de Jesus? Assumo viver no espírito de vigilância.

Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

Artigo publicado na edição de novembro de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 08

Lectio DivinaPe. Paulo StippeSanta Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA