Lectio: “Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo!’” (Mt 2,13).

Meditatio: Após o relato do nascimento de Jesus e da visita dos magos do Oriente, Mateus narra a fuga da Sagrada Família para o Egito. Jesus, desde a infância, realiza e revive a história de seu povo. A família de Jesus passa pela experiência do êxodo e da libertação. Inserida na história da humanidade, também vive momentos de sofrimento e perseguição. Conduzida e protegida pelo Anjo do Senhor, a Sagrada Família, que luta pela vida, sairá vitoriosa diante das ameaças de morte do tirano Herodes. Será Nazaré a terra prometida que acolherá a família do Menino Jesus.

Oratio: Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

Contemplatio: O exemplo da Sagrada Família ilumina a nossa realidade. Contemplando a humilde família de Nazaré, que é reflexo da família trinitária, busquemos imitar em nossos lares as suas virtudes.

Missio: Família é dom de Deus. O próprio Cristo, encarnado em nossa história, decidiu fazer parte de uma família para santificar todas as famílias. Para ensinar nossas famílias a superar os momentos de crises, sofrimentos e perseguições, Jesus e seus pais também passaram por momentos difíceis, como a angustiante fuga para o Egito. Fiel a Deus, a Sagrada Família soube enfrentar bravamente as dificuldades e desafios da vida, permanecendo unida e fortalecida pelos laços do amor. Sejamos, pois, a exemplo da Sagrada Família, comprometidos com nossas famílias e solidários aos apelos de tantas famílias feridas pela violência, ganância, miséria e outros males que ameaçam a paz e a vida nos lares.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 230 do Jornal da Arquidiocese

Dezembro de 2016

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*