Lectio (leitura)

    “Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor” (Lc 2,22).

 

Meditatio (meditação)

   No cumprimento da Lei de Moisés, Maria e José demonstram ser pessoas inseridas na fé judaica. Com profunda devoção, a Sagrada Família de Nazaré vai ao Templo de Jerusalém para realizar o rito de purificação da mãe e para consagrar seu primogênito a Deus. Maria e José oferecem o sacrifício dos pobres: um par de rolas ou dois pombinhos (Lc 2,24). No Templo, a Sagrada Família se encontra com duas pessoas de idade avançada: Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel (Lc 2,25); e a profetisa Ana, uma viúva que não saía do Templo, servindo a Deus, dia e noite, com jejuns e orações (Lc 2,36-37). Simeão e Ana representam o povo de Israel que esperava ardentemente o cumprimento das promessas divinas. Simeão vê a salvação se aproximar com a chegada do Menino Jesus. A presença de Jesus no Templo alude a seu caráter sacerdotal e sacrifical. O Menino, Luz das nações, é a oferenda verdadeira elevada a Deus Pai, para a nossa salvação.

 

Oratio (oração)

    Senhor, meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2,30-32)

Contemplatio (contemplação)

    Unindo nossos olhares aos olhares de Maria e José, de Simeão e Ana, contemplemos a consagração do Menino Jesus a Deus Pai.

 

Missio (missão)

   Ao ser apresentado ao Pai, Jesus se torna a oferenda perfeita para nossa salvação. Ele é o Messias, o Ungido de Deus. Iluminados com a glória de Jesus, renovamos nosso compromisso de povo consagrado ao Senhor. Como Simeão e Ana, somos impulsionados pelo Espírito Santo a anunciar com júbilo o nosso Salvador Jesus Cristo.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 231 do Jornal da Arquidiocese

Fevereiro de 2017

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*