Lectio Divina – Lc 2,16 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Lc 2,16 – Por Pe. Wellington Cristiano

(Dez) icone-da-natividadeLectio (leitura): Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura (Lc 2,16).

Meditatio (meditação): Aos pastores é anunciada a boa e alegre notícia do nascimento tão esperado do Messias-Salvador. Representantes dos pobres e excluídos, os pastores foram às pressas à Casa do Pão (Belém). Essa pressa – expressão tão cara a Lucas (cf. Lc 1,39; 19,5-6) – caracteriza a expectativa messiânica do povo simples e humilde que, ao receber o anúncio salvífico, sai, sem demora, à procura do seu Salvador, e não se satisfaz até encontrá-lo.

À primeira vista, nada encontram de extraordinário no sinal indicado pelos anjos: apenas o casal Maria e José e uma criança deitada numa manjedoura. Mas isso basta para reconhecerem naquela criança o Deus conosco (cf. Mt 1,23) e tornarem suas primeiras testemunhas. Somos, também nós, sensíveis aos singelos sinais de Deus presentes em nossa vida cotidiana?

Oratio (oração): Glória a Ti, Senhor, no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens e mulheres por Ti amados (cf. Lc 2,14). “Pois escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Lc 10,21).

Contemplatio (contemplação): É Natal. É tempo de, como Maria, contemplar a mística do presépio. Fixemos nossos olhares no Menino da manjedoura, guardando a lembrança deste tão sublime acontecimento e meditando sobre ele em nosso coração (cf. Lc 2,19).

Missio (missão): No mistério da encarnação, Deus mostra ao ser humano o seu rosto. No Natal de Jesus, celebramos o nascimento da eterna e nova aliança do amor divino com a humanidade. Como cristãos da natividade, estamos comprometidos a anunciar, sem temor, a alegria do encontro com o Sol nascente que nos vem sempre visitar (cf. Lc 1,78). O encontro com o recém-nascido nos impulsiona à missão: voltamos para nossas atividades cotidianas com novo sentido para vida, louvando e glorificando a Deus por tudo o que temos visto e ouvido (cf. Lc 2,20).

 

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 208 do Jornal da Arquidiocese

Dezembro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA