Lectio Divina – Lc 1, 76-79 – Por. Pe. Paulo Stippe Schmitt

>
>
Lectio Divina – Lc 1, 76-79 – Por. Pe. Paulo Stippe Schmitt

Solenidade do nascimento de São João Batista

Lectio (leitura) – Lc 1, 76-79

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.

Meditatio (meditação)

Nasce São João Batista, filho dos já idosos Zacarias e Isabel. O primo de Jesus vem para preparar os caminhos do Sol que nasce do alto e que nos visitará. A boca de Zacarias – emudecido por não ter crido no anúncio do anjo quanto ao nascimento do menino – solta-se em louvor a Deus, exaltando sua misericórdia. A missão do menino será grande, pelo que celebramos também a festa de seu nascimento com muita alegria.

Oratio (oração) – Rezar a música

Eu sou a voz, Cristo a Palavra. Voz passageira, Palavra eterna. Voz que se faz ouvir apenas para levar o Deus Palavra aos corações e preparar o caminho do Senhor.

Contemplatio (contemplação)

João era a voz, mas o Senhor era a Palavra desde o prin¬cípio. João era uma voz passageira; Cristo era desde o princípio a Palavra eterna. […] Quando lhe perguntaram: Então, quem és? Respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor. Voz do que clama no deserto, voz de quem quebra o silêncio. Preparai o caminho do Senhor, como se dissesse: Sou a voz que se faz ouvir apenas para introduzir a Palavra no vosso coração (De uma homilia de Santo Agostinho).

Missio (missão)

Também eu anunciarei Jesus, como voz que anuncia a Palavra eterna e como quem prepara seus caminhos neste mundo. A missão do precursor João Batista é também a minha, como seguidor de Jesus.

Artigo publicado na edição de junho de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 08

Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

Lectio DivinaNascimentoPe. Paulo Stippe SchmittSão João Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA