Lectio Divina – Jo 8,31-32 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Jo 8,31-32 – Por Pe. Wellington Cristiano

(Set) leitura-biblicaLectio (Leitura): Jesus disse aos judeus que Nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha Palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).

Meditatio (Meditação): Jesus nos exorta ao compromisso fiel para com a verdade de Sua Palavra, como condição de uma autêntica liberdade. Trata-se da verdade oferecida por Ele na cruz que liberta o ser humano da mais profunda escravidão, isto é, do pecado.

O discípulo deve se afastar de qualquer verdade aparente e enganadora e estabelecer relações de justiça e honestidade. Neste sentido, como está meu comprometimento com a verdade? Tenho agido com honestidade ou me deixo corromper pela mentira e falsas promessas?

Oratio (Oração): Oremos ao Espírito da Verdade (cf. Jo 14,17) para que nos conduza à verdade plena (cf. Jo 16,13). Oremos a Cristo, Verdade que nos conduz ao Pai (cf. Jo 14,6), para que nos faça caminhar na verdade e nos instrua em nossas livres decisões (cf. Sl 25,5).

Contemplatio (Contemplação): Contemplemos a Verdade da Cruz que desmascarou toda mentira, falsidade e erro, e possibilitou-nos alcançar a plena liberdade de filhos de Deus.

Missio (Missão): O discípulo de Jesus é chamado a dar testemunho da verdade em todas as instâncias da sociedade, inclusive diante das decisões políticas. O próprio Jesus, quando prisioneiro diante de Pilatos, interrogado pela autoridade política, respondeu corajosamente: “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18,37). Conscientes de nossas escolhas, façamos, diante das urnas, a livre decisão pela verdade. Deixemo-nos conduzir pela verdade e honestidade, virtudes importantes para este tempo de eleições.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 205 do Jornal da Arquidiocese

Setembro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA