(Set) leitura-biblicaLectio (Leitura): Jesus disse aos judeus que Nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha Palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).

Meditatio (Meditação): Jesus nos exorta ao compromisso fiel para com a verdade de Sua Palavra, como condição de uma autêntica liberdade. Trata-se da verdade oferecida por Ele na cruz que liberta o ser humano da mais profunda escravidão, isto é, do pecado.

O discípulo deve se afastar de qualquer verdade aparente e enganadora e estabelecer relações de justiça e honestidade. Neste sentido, como está meu comprometimento com a verdade? Tenho agido com honestidade ou me deixo corromper pela mentira e falsas promessas?

Oratio (Oração): Oremos ao Espírito da Verdade (cf. Jo 14,17) para que nos conduza à verdade plena (cf. Jo 16,13). Oremos a Cristo, Verdade que nos conduz ao Pai (cf. Jo 14,6), para que nos faça caminhar na verdade e nos instrua em nossas livres decisões (cf. Sl 25,5).

Contemplatio (Contemplação): Contemplemos a Verdade da Cruz que desmascarou toda mentira, falsidade e erro, e possibilitou-nos alcançar a plena liberdade de filhos de Deus.

Missio (Missão): O discípulo de Jesus é chamado a dar testemunho da verdade em todas as instâncias da sociedade, inclusive diante das decisões políticas. O próprio Jesus, quando prisioneiro diante de Pilatos, interrogado pela autoridade política, respondeu corajosamente: “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18,37). Conscientes de nossas escolhas, façamos, diante das urnas, a livre decisão pela verdade. Deixemo-nos conduzir pela verdade e honestidade, virtudes importantes para este tempo de eleições.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 205 do Jornal da Arquidiocese

Setembro de 2014

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*