Lectio Divina – Ef 4,1-7.11-13 – Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

>
>
Lectio Divina – Ef 4,1-7.11-13 – Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

Lectio (leitura) – Efésios 4,1-7.11-13
Irmãos: Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Meditatio (meditação)
Deus nos capacitou para o exercício dos ministérios na sua Igreja. Postos a serviço da comunhão, nossos dons colaborarão para que “cheguemos todos juntos […] à estatura de Cristo”. Todos os dons colaboram para a unidade, porque formamos um só corpo. Sou edificado pelos demais e chamado a colaborar para a edificação dos demais.

Oratio (oração)
Obrigado, Senhor Jesus, pela graça do meu Batismo, que me fez membro do vosso corpo, da Igreja. Obrigado pelo meu chamado, minha vocação. Que eu seja promotor da unidade e da paz. Que eu seja sinal da esperança em vós diante do mundo. Dá-me amor aos irmãos, para ser edificado por eles e edificá-los, também, com os dons que me destes.

Contemplatio (contemplação)
Contemplo o mistério da Igreja. É o Corpo de Cristo, do qual eu sou membro.

Missio (missão)
“Para edificar o corpo de Cristo”, tomo consciência dos dons que ele me concedeu e quero colocá-los a serviço de todos. A que missão Cristo me chama, na sua Igreja?

Artigo publicado na edição de setembro de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 08

Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

artigoArtigosLectio DivinaPadre Paulo Stippe Schmitt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA