Lectio Divina – Dt 32,7 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Dt 32,7 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“Recorda-te dos dias do passado e relembra as antigas gerações; pergunta, e teu pai te contará,
interroga, e teus avós te ensinarão” (Dt 32,7).

Meditatio (meditação)

Em seu cântico de louvor ao Senhor, Moisés exalta o poder do Deus de Israel, relembrando os benefícios divinos concedidos ao seu povo. As obras que Deus realizou no passado são testemunhadas e guardadas na memória pelos antepassados, de modo especial, pelos avós. Nas Sagradas Escrituras, os avós e os anciãos são considerados mestres de vida. A eles cabe a missão de transmitir a Palavra de Deus às futuras gerações. Sua sabedoria e sua experiência são um tesouro para os mais jovens. Fazer memória dos feitos do passado é trazer ao coração e tornar presente a experiência de fé vivida, testemunhada e transmitida pelos irmãos e irmãs que nos precederam.

 

Oratio (oração)

“Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. E na velhice, com os meus cabelos brancos, eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!” (Sl 70,17-18).

Contemplatio (contemplação)

Contemplemos os grandes feitos do passado que o Senhor nosso Deus realizou. Façamos memória da aliança estabelecida entre Deus e a humanidade.

Missio (missão)

No dia 26 de julho celebramos o dia dos avós e comemoramos, na fé, a memória de São Joaquim e Santa Ana, avós maternos de Jesus. Inspirados pela sabedoria desse humilde casal, empenhemo-nos na transmissão dos valores evangélicos às novas gerações. Nossa missão também se expressará no cuidado amoroso com os nossos avós, apoiando as pastorais e movimentos que ajudam os idosos a sair de um estado de solidão e abandono, para fazer deles dispensadores de sabedoria, testemunhas de esperança e agentes de caridade.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 214 do Jornal da Arquidiocese

Julho de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA