Instituição em Coqueiros é abrigo para crianças em situação de risco

>
>
Instituição em Coqueiros é abrigo para crianças em situação de risco
Voluntários: Regina Petry, Florislene Baldissarelli, Valdeci Sardá, Rosangela Zimermann e Oridéia do Espírito Santo
Voluntários: Regina Petry, Florislene Baldissarelli, Valdeci Sardá, Rosangela Zimermann e Oridéia do Espírito Santo

“Fui lá para ajudar e acabei ajudada”, são palavras de Kátia Zumblick Martins da Silva, 53 anos, e que há dois cumpre a mesma rotina semanal: deixa a residência no centro de Florianópolis e vai até o Bairro Coqueiros para ajudar as crianças do Lar Nossa Senhora do Carmo.

Kátia participou de um treinamento para contar histórias aos pequenos. Ela explica que após ganhar a confiança, o voluntário ajuda a criança a escrever a própria história em um álbum. “Para mim foi uma grande descoberta, sempre gostei de criança. Me encontrei fazendo isso. Engrandece nossa vida”, conta.

A dona de casa é uma das 16 voluntárias que ajudam a fazer a história do Lar Nossa Senhora do Carmo. Instituição não governamental e sem fins lucrativos, mantida pelas Obras Sociais da Comunidade Paroquial de Coqueiros.

A entidade atende meninas em situação de risco, como maus-tratos, abandono e violência sexual. O local serve de lar provisório onde elas têm a cidadania garantida enquanto as famílias se reorganizam para retomar a guarda, auxiliadas por programas socioassistenciais. Busca-se sempre o retorno familiar, mas quando isso não é possível, faz-se a colocação em família substituta, através de guarda ou adoção.

O espaço tem capacidade para acolher 20 meninas com idades entre 05 e 11 anos, mas não deixam de atender as usuárias que ultrapassam esta faixa etária e já estão na instituição. O Lar também começou a acolher grupos de irmãos na idade de 05 a 08 anos. De acordo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a preservação dos vínculos familiares é primordial.

A instituição também está aberta a acolher voluntários. Para mais informações ligue (48) 3028-9414 e 3028-0665 ou envie e-mail para [email protected].

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA