Igreja do Santíssimo – Local de Peregrinação [Ano da Misericórdia]

>
>
Igreja do Santíssimo – Local de Peregrinação [Ano da Misericórdia]

Igreja Santissimo ExternaDe eloquente arquitetura e repleta de pinturas – com cenas bíblicas e símbolos sacramentais e catequéticas -, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, revela significativa teologia da beleza. Inaugurada no dia 15 de novembro de 1955, completou recentemente 60 anos, com méritos de patrimônio religioso, histórico e cultural do povo catarinense.

Com perspectiva gótica e arcos romanos, possui duas torres frontais com 44,53m de altura. A nave tem 31m de comprimento e 19 de largura. O presbitério tem mais de 16,5m e as paredes têm 52cm de espessura.

Arte

Igreja Santissimo Interno - Cred Alberto Mogno (2)Vitrais, rosácea, escultura de Moisés, o arco com o tetramorfo, o cordeiro e os Evangelistas, e as pinturas presentes em todas as paredes, relatam um caminho de fé do povo de Deus. Lembrando os sacramentos, a Virgem Maria, as bem-aventuranças, as virtudes cardeais e passagens bíblicas, a igreja se consolida como um verdadeiro tour na religiosidade católica e devoção popular.

As pinturas sacras foram realizadas pelos artistas italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa. A escultura de Moisés ficou a cargo do escultor pomerodense Ervin Curt Teichmann. O relógio foi fabricado em Rio do Sul e os vitrais em Porto Alegre. Já os quatro sinos vieram da Alemanha, tendo um que pesa 1.020kg.

Lugar de peregrinação

Em 14 de dezembro foi aberta uma Porta Santa na Igreja do Santíssimo, como parte do Jubileu da Misericórdia. O lugar se evidencia como um ponto de peregrinação na área norte da Arquidiocese.

Horários

Missas

Diariamente: 19h30

Quartas: 15h e 19h30

Domingo: 09h30 e 19h30

Localização

Avenida Cel. Marcos Konder – Centro

Itajaí (SC)

100 km de Florianópolis

Contato

(47) 3348-5431

[email protected]

paroquiadamatriz.com.br

Matéria publicada na Revista de Verão 2016 da Arquidiocese de Florianópolis, página 13.

Fotos: Alberto Mogno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA