Igreja de São Francisco, no centro de Florianópolis, recebe a bênção do Arcebispo

>
>
Igreja de São Francisco, no centro de Florianópolis, recebe a bênção do Arcebispo

Na quinta-feira, 13, fiéis lotaram a Igreja de São Francisco, no centro de Florianópolis, para a Missa onde o Arcebispo abençoou o templo e o novo altar. Estavam presentes também, autoridades locais. A Igreja levou seis anos para ser restaurada.

Logo no início da celebração, o Arcebispo disse reconheceu que “a Igreja ficou ainda mais bonita. Mas, sem o elemento da fé, tudo se perde”.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência fica localizada bem no centro da capital, na esquina dos calçadões das ruas Deodoro e Felipe Schmidt. Diariamente passam pelo local, aproximadamente 500 pessoas no inverno e mais de 700 na temporada de verão. É a que mais recebe visitantes da cidade.

“Aqui está o lugar do encontro com Deus. O povo gosta de vir nesta Igreja. Finalmente, ela está aberta. O lugar onde Deus quer morar mesmo é no nosso coração”, comentou Dom Wilson Tadeu Jönck.

Antes do término da Missa, o responsável pela Igreja São Francisco, Pe. Frei Gunter Max Walzer, OFM, disse que estava sentindo uma imensa alegria pela Igreja restaurada. “Sozinho não sou ninguém. Como São Francisco, que restaurou a Igreja com ajuda de amigos. Comecei a procurar amigos para ajudar na restauração. O mais importante disso tudo: Deus é o proprietário da igreja, mais ninguém. Procurem olhar para dentro do coração ao entrarem aqui, e ali vão se encontrar com Deus. Vou colocar uma nova faixa ali na frente com a seguinte frase: Francisco, conserve a nossa Igreja, a casa de Deus”.

Clique aqui e veja as imagens da Missa

Etapas da restauração

A primeira etapa da restauração teve início em 2012 e foi emergencial, voltada para a parte estrutural da construção. Além da cobertura, os trabalhos se concentraram nas torres e na captação pluvial.

Na segunda etapa foram feitos reparos de alvenaria, esquadrias, forros e pisos.

Na terceira e última etapa da restauração, trabalharam 26 restauradores nas 45 imagens sacras, nos altares e nos mobiliários. Foram realizados ainda diversos serviços, como: substituição dos barrotes do assoalho da Nave, restauro de alvenaria, instalação de elevador, substituição de piso por porcelanato, embrexamento das alvenarias da torre sineira, restauração do forro da Nave, aquisição de relógio novo e automatização dos sinos.

Parte do local já foi pintada com as cores originais da igreja, da época de sua inauguração. Saiu o azul cor do céu, e entraram as cores bege e marrom.

Os recursos foram provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis que, com a extinção, passaram a ser repassados pela a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Além, é claro, da doação dos fiéis.

 

Histórico

A Igreja, fundada no século 19, é a mais antiga das confrarias religiosas criadas em Florianópolis, sendo instalada em 1745.

O terreno para a Igreja de São Francisco foi doado em 1754 à Ordem Franciscana pelo português, morador da antiga Desterrro, Domingos Francisco de Araújo. Em 1804 foram adquiridos os portais e em 1819 recebeu os sinos. A inauguração se deu em 1815.

Conhecida por “Igreja do Galo”, por causa dos galos nas torres da igreja, a edificação possui um estilo arquitetônico eclético, pois sua fachada foi modificada ao longo dos anos, a Igreja São Francisco ainda apresenta, no entanto, detalhes do estilo neoclássico. A pedra fundamental de sua construção foi lançada em 1803, quando a Ordem Terceira deixou uma capela, onde hoje está localizada a Catedral Metropolitana, para ganhar casa própria na Rua Deodoro.

Tombada tanto pelo Patrimônio Histórico do Município, como do Estado, a igreja é uma das poucas no Brasil a trazer uma imagem rara de São Francisco nos pés do Cristo na Cruz. Esta imagem do santo padroeiro da igreja é a mesma da inauguração, de 1815, e foi restaurada por equipes que vieram do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Atualmente, além da imagem de Cristo e São Francisco, a igreja traz imagens de São Francisco das Chagas, Santo Antônio, da Imaculada Conceição, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora das Dores”, conta Pe. Frei Gunter Max Walzer, OFM, responsável pela Igreja São Francisco.

 

Horários das Missas

Segunda a sexta, 18h

Sábado, 16h

Domingo, 10h

Contato

Rua Deodoro, 135 – Centro – Florianópolis

(48) 3222-4801

Mais informações no site: www.igrejasaofrancisco.org.br

 

Igreja de São Franciscono centro de FlorianópolisReabertura da Igreja de São Franciscorecebe a bênção do ArcebispoRestaurada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA